09 de fev 2025
Demanda global por carvão atinge recordes, desafiando transição energética
A demanda global por carvão atinge recordes, especialmente na Ásia, com China e Índia liderando. Em 2024, a capacidade global de carvão chegou a 2.175 gigawatts, um novo marco. A China aumentou suas importações de carvão em 14,4%, totalizando 542,7 milhões de toneladas. A Índia enfrenta demanda crescente por energia devido ao calor extremo, impulsionando o uso de carvão. A transição energética global é desafiada pela alta demanda por carvão e pela necessidade de energia confiável.
"Pilhas de carvão aguardando para serem transportadas no terminal de contêineres do Porto Guoyuan em Chongqing, China. (Foto: Cfoto | Future Publishing | Getty Images)"
Ouvir a notícia:
Demanda global por carvão atinge recordes, desafiando transição energética
Ouvir a notícia
Demanda global por carvão atinge recordes, desafiando transição energética - Demanda global por carvão atinge recordes, desafiando transição energética
A dependência global do carvão permanece forte, com crescimento contínuo na demanda, especialmente na Ásia. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que "nada pode destruir o carvão", refletindo a realidade do aumento das exportações americanas, mesmo com a queda do consumo interno. Em 2024, a capacidade global de carvão atingiu 2.175 gigawatts, um recorde, enquanto a demanda global deve ter alcançado 8,77 bilhões de toneladas, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA).
A China, maior consumidora de carvão do mundo, reportou um aumento de 14,4% em suas importações, totalizando 542,7 milhões de toneladas em 2024. Essa estratégia de estocagem visa garantir a segurança energética diante de possíveis escassezes provocadas por eventos climáticos extremos. Embora a energia renovável represente quase 30% da matriz elétrica chinesa, a dependência do carvão continua alta devido à dificuldade de transmissão de energia renovável entre as províncias.
Na Índia, a demanda por energia está crescendo devido ao calor extremo, e a infraestrutura de energia limpa não acompanha esse aumento. O consumo de carvão é impulsionado pela construção civil e pela produção de cimento e aço, com a demanda por aço prevista para crescer 8-9% até 2025. Apesar disso, a Índia busca atingir 50% de suas necessidades elétricas a partir de fontes renováveis até 2030, com 46,3% da capacidade de geração elétrica já proveniente de renováveis.
Além de China e Índia, países como Bangladesh, Indonésia e Vietnã estão expandindo suas capacidades de carvão. A Indonésia atingiu uma produção recorde de 831 milhões de toneladas em 2023, enquanto o Vietnã se tornou o quinto maior importador de carvão. A demanda por carvão na Ásia é impulsionada também pelo aumento dos preços do gás, resultante da invasão da Ucrânia, dificultando a transição para fontes de energia mais limpas. A crescente necessidade de energia, impulsionada pela inteligência artificial e pela expansão de data centers, sugere que a demanda por carvão permanecerá alta nos próximos anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.