11 de fev 2025
Powell afirma que não há urgência para ajustes na política monetária dos EUA
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, destaca economia aquecida. Não há pressa para ajustar a política monetária, afirma Powell no Senado. Inflação caiu, mas ainda está acima da meta de 2% do Fed. Mercado de trabalho se estabilizou, contribuindo para a expansão econômica. Política monetária pode permanecer restritiva se economia continuar forte.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Foto: Jose Luis Magana/AP Photo)
Ouvir a notícia:
Powell afirma que não há urgência para ajustes na política monetária dos EUA
Ouvir a notícia
Powell afirma que não há urgência para ajustes na política monetária dos EUA - Powell afirma que não há urgência para ajustes na política monetária dos EUA
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, declarou nesta terça-feira que a economia americana continua aquecida e que não há urgência em alterar a política monetária. As afirmações foram feitas durante sua sabatina semestral no Senado dos Estados Unidos. Powell ressaltou que, caso a economia mantenha seu desempenho e a inflação não avance de forma consistente em direção à meta de 2%, a política monetária pode permanecer restritiva por mais tempo.
Powell destacou que a inflação tem diminuído significativamente nos últimos dois anos, mas ainda está um pouco acima da meta estabelecida pelo Fed. Ele também mencionou que as expectativas de inflação a longo prazo parecem estar bem-ancoradas. O presidente do Fed observou que os últimos indicadores indicam uma expansão robusta da economia americana, com um mercado de trabalho que se mantém aquecido e estabilizado.
“Com a nossa postura monetária agora significativamente menos restritiva do que estava antes e com a economia permanecendo forte, não há necessidade de ter pressa para ajustes na nossa política”, afirmou Powell. Ele enfatizou que a política está bem posicionada para enfrentar os riscos e incertezas atuais, mantendo a atenção em ambos os lados do mandato do Fed.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.