28 de mar 2025

Core inflation in February hits 2.8%, hotter than expected; spending increases 0.4%A key report on inflation also could provide an important view on how consumers are doingPIB dos EUA cresce 2,4% no 4ª tri e 2,8% no ano de 2024Bolsas recuam e ouro bate recorde à espera de tarifas de Trump
+6 Fontes
Economia

Inflação núcleo em fevereiro atinge 2,8% e consumo cresce 0,4% nos EUA

Inflação nos EUA supera expectativas, enquanto gastos dos consumidores ficam abaixo do previsto, sinalizando incertezas econômicas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Inflação núcleo em fevereiro atinge 2,8% e consumo cresce 0,4% nos EUA - Inflação núcleo em fevereiro atinge 2,8% e consumo cresce 0,4% nos EUA

0:000:00

O índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) nos Estados Unidos registrou um aumento de 0,4% em fevereiro, superando a expectativa de 0,3%. Essa métrica, que é a preferida do Federal Reserve para medir a inflação, também mostrou que a inflação anual subiu para 2,8%, ligeiramente acima da previsão de 2,7%. O relatório do Departamento de Comércio também revelou que o consumo das famílias cresceu 0,4%, abaixo da projeção de 0,5%, enquanto a renda pessoal aumentou 0,8%, superando a expectativa de 0,4%.

A análise dos dados sugere que os consumidores estão se preparando para um aumento nos preços, possivelmente em resposta às tarifas impostas pelo governo. Especialistas indicam que essa tendência de "compra antecipada" pode estar influenciando os números de gastos, já que muitos consumidores estão tentando evitar os impactos das tarifas que entrarão em vigor. O aumento nas compras foi observado em setores sensíveis a tarifas, como eletrônicos e varejo online, enquanto categorias como gasolina e entretenimento enfrentaram quedas.

O crescimento do PIB dos EUA foi revisado para 2,4% no quarto trimestre de 2024, refletindo uma desaceleração em relação ao trimestre anterior, que foi de 3,1%. A desaceleração foi atribuída a uma queda nos investimentos e nas exportações, embora o consumo interno tenha se mostrado robusto. O índice PCE, que mede a inflação, subiu 2,4%, enquanto o núcleo do índice, que exclui alimentos e energia, aumentou 2,6%, ligeiramente abaixo das expectativas.

A confiança do consumidor também está em baixa, atingindo o menor nível em 12 anos, de acordo com dados recentes. Apesar das preocupações com a economia, muitos consumidores continuam a gastar, impulsionados pelo medo de aumentos futuros de preços. Essa situação, chamada de "doom spending", reflete a incerteza econômica e a volatilidade provocada pelas políticas tarifárias, que têm gerado um clima de apreensão entre os consumidores e investidores.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela