11 de abr 2025
Tarifas de Trump podem elevar inflação a até 4% e aumentar desemprego, alerta do Fed
Inflação nos EUA pode atingir 4% em 2024, alerta chefe do Fed de Nova York, John Williams, com crescimento e emprego em queda.
Presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, em reunião na cidade (Foto: Andrew Kelly/REUTERS)
Ouvir a notícia:
Tarifas de Trump podem elevar inflação a até 4% e aumentar desemprego, alerta do Fed
Ouvir a notícia
Tarifas de Trump podem elevar inflação a até 4% e aumentar desemprego, alerta do Fed - Tarifas de Trump podem elevar inflação a até 4% e aumentar desemprego, alerta do Fed
O chefe do Federal Reserve de Nova York, John Williams, alertou que a inflação nos Estados Unidos pode chegar a 4% em 2025, impactada pelas tarifas comerciais de Donald Trump. Williams destacou que a incerteza econômica está aumentando, refletida em dados de pesquisas e contatos empresariais.
Ele projetou um crescimento econômico abaixo de 1% e um aumento do desemprego, que pode subir de 4,2% para entre 4,5% e 5%. A expectativa de inflação supera o mandato de 2% do Fed e é significativamente maior que a previsão de 2,5% de fevereiro para o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE).
Os comentários de Williams surgem após uma semana de turbulência nos mercados financeiros, provocada por políticas comerciais protecionistas. A chefe do Fed de Boston, Susan Collins, afirmou que os mercados estão funcionando bem, mas o banco central está preparado para intervir se necessário.
Apesar do cenário desafiador, Williams considerou que a postura monetária atual é adequada, dada a força do mercado de trabalho e a inflação ainda acima da meta. Dados recentes mostraram que as expectativas de inflação dos consumidores atingiram o nível mais alto desde 1981, enquanto o sentimento do consumidor caiu para 50,8%, a menor leitura desde junho de 2022.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.