12 de mai 2025
Governo busca alternativas ao Programa de Alimentação do Trabalhador para reduzir custos
Governo busca alternativas ao Programa de Alimentação do Trabalhador para reduzir custos e melhorar a compra de alimentos pelos consumidores.
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, discursa em evento no Rio de Janeiro (Foto: Claudia Martini/Xinhua)
Ouvir a notícia:
Governo busca alternativas ao Programa de Alimentação do Trabalhador para reduzir custos
Ouvir a notícia
Governo busca alternativas ao Programa de Alimentação do Trabalhador para reduzir custos - Governo busca alternativas ao Programa de Alimentação do Trabalhador para reduzir custos
O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, nesta segunda-feira (12), que o governo brasileiro está em busca de alternativas ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O objetivo é reduzir custos e intermediações no sistema de vales alimentação e refeição, beneficiando diretamente os consumidores. Alckmin fez a declaração durante a Apas Show, convenção da Associação Paulista de Supermercados.
Atualmente, o PAT atende 21,5 milhões de trabalhadores no Brasil, sendo que aproximadamente 86% deles recebem até cinco salários mínimos. O programa é mantido por cerca de 300 mil empresas que, em troca, recebem incentivos fiscais. O mercado movimenta cerca de R$ 170 bilhões anualmente.
O vice-presidente destacou a necessidade de melhorar a capacidade de compra dos consumidores e dos fornecedores. Ele mencionou que o governo está considerando várias alternativas, mas não forneceu detalhes específicos. Entre as demandas do setor, está a redução das taxas cobradas sobre os vales, que impactam os preços de alimentos e refeições, especialmente para estabelecimentos menores.
Em abril, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já havia indicado que o governo estudava alternativas para o PAT. Ele afirmou que as taxas poderiam ser reduzidas “no amor ou na dor”. Uma das propostas discutidas foi o depósito direto dos benefícios via Pix, mas essa ideia enfrenta resistência de empresas do setor e associações de bares e restaurantes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.