13 de fev 2025

Shoppings listados na B3 ampliam vantagem sobre concorrentes não listados, aponta relatório
Shoppings listados na Bolsa aumentam participação de mercado desde a pandemia. Multiplan teve vendas 10% acima da estimativa em janeiro, com taxa de ocupação de 95,3%. Diferença de vendas por metro quadrado entre Multiplan e Iguatemi chega a 270%. Ações de shoppings acumulam alta de 9% em 2025, superando o Ibovespa. Setor de serviços de beleza cresce 13,8%, enquanto móveis e eletrodomésticos caem 6,4%.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Shoppings listados na B3 ampliam vantagem sobre concorrentes não listados, aponta relatório
Ouvir a notícia
Shoppings listados na B3 ampliam vantagem sobre concorrentes não listados, aponta relatório - Shoppings listados na B3 ampliam vantagem sobre concorrentes não listados, aponta relatório
Os shoppings listados na Bolsa de Valores estão aumentando sua participação de mercado em relação aos concorrentes não listados, conforme relatório do Itaú BBA divulgado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2024. O banco destaca que a diferença nas vendas por metro quadrado entre Multiplan (MULT3) e Iguatemi (IGTI11) em relação à média do setor chegou a 270%, superando a média de 70% da última década. Allos (ALOS3) também apresentou crescimento significativo, com suas vendas passando de 60% para 170% acima da média do setor.
Esse crescimento é atribuído à qualidade dos portfólios das empresas listadas, que atraem lojistas com melhor desempenho. O relatório aponta que essa vantagem competitiva deve continuar a favorecer os shoppings listados, aumentando a concentração de mercado. Em janeiro, as vendas da Multiplan cresceram 10 pontos percentuais acima da estimativa do Idat Malls, que acompanha a movimentação financeira em mais de 500 shoppings no Brasil. Historicamente, essa diferença era de apenas dois a três pontos percentuais.
Dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) indicam que, em 2024, as vendas dos lojistas cresceram 1,9%, totalizando R$ 198,4 bilhões, com projeção de superar R$ 201 bilhões em 2025. O setor também viu um aumento na taxa de ocupação, que subiu para 95,3%, e uma queda na inadimplência, que recuou para 3,8%. Apesar de um crescimento modesto de 1,7% no Idat Malls em janeiro, o Itaú BBA considera cedo para prever um cenário negativo para o setor.
As ações de shoppings listados acumulam alta de 9% em 2025, superando o Ibovespa, que avança 5%. Iguatemi lidera os ganhos com 10%, seguido por Multiplan (+9%) e Allos (+7%). A expectativa do Bradesco BBI é que esses shoppings registrem crescimento expressivo nas vendas, enquanto a inadimplência, apesar da queda no setor, apresenta leve piora nos shoppings listados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.