04 de mar 2025

Trump 'bump' disappears as the S&P 500 is now negative since the electionTudo o que mexeu nos mercados durante o Carnaval com B3 fechadaNasdaq teeters near correction territory, down nearly 10% from record highÍndice de ADRs brasileiros cai mais de 1% em sessão de aversão a risco com tarifaços
+3 Fontes
Economia

Mercados enfrentam turbulência com tarifas de Trump e queda nos índices acionários

O Nasdaq Composite caiu 9% desde dezembro, aproximando se de correção. Tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e México e 20% sobre a China foram implementadas. Retaliações imediatas de Canadá e China aumentaram a aversão ao risco nos mercados. O S&P 500 perdeu todos os ganhos pós eleitorais, refletindo descontentamento dos investidores. Expectativas de cortes de juros pelo Federal Reserve podem influenciar recuperação do setor tecnológico.

"Donald Trump, presidente eleito, entra na bolsa de valores de Nova York (NYSE) com sua esposa Melania, após ser nomeado 'Pessoa do Ano' pela TIME pela segunda vez em 12 de dezembro de 2024, na cidade de Nova York. (Foto: Spencer Platt/Getty Images)"

"Donald Trump, presidente eleito, entra na bolsa de valores de Nova York (NYSE) com sua esposa Melania, após ser nomeado 'Pessoa do Ano' pela TIME pela segunda vez em 12 de dezembro de 2024, na cidade de Nova York. (Foto: Spencer Platt/Getty Images)"

Ouvir a notícia

Mercados enfrentam turbulência com tarifas de Trump e queda nos índices acionários - Mercados enfrentam turbulência com tarifas de Trump e queda nos índices acionários

0:000:00

O índice S&P 500 perdeu todos os ganhos obtidos após as eleições, caindo para 5.732,59 pontos na terça-feira, 4 de março, em meio a uma venda generalizada no mercado. O fechamento do índice no dia da eleição, em 5.782,76 pontos, foi superado, refletindo a desconfiança dos investidores após o presidente Donald Trump implementar tarifas sobre importações do Canadá, México e China. Inicialmente, a vitória de Trump havia impulsionado o S&P 500, que subiu 2,53% no dia seguinte à eleição, mas agora o índice acumula uma queda de 2% em 2025, enquanto o Nasdaq Composite se aproxima de uma correção.

Os setores que deveriam se beneficiar com a administração Trump também enfrentam perdas. O Industrial Select Sector SPDR Fund (XLI) caiu mais de 3% desde a eleição, e o Energy Select Sector SPDR Fund (XLE) recuou mais de 4%. O Russell 2000, que havia subido 5,84% no início de novembro, agora está em queda de cerca de 9%. Apesar disso, o Financial Select Sector SPDR Fund (XLF) ainda apresenta um ganho de mais de 6% desde o dia da eleição, embora tenha caído mais de 3% na última terça-feira.

As tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá e de 20% sobre produtos chineses entraram em vigor, levando a retaliações desses países. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, mencionou que as tarifas estão ligadas a preocupações com o fentanil, mas o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, contestou essa justificativa. A situação gerou um clima de aversão ao risco nos mercados, com o Nasdaq caindo 2,64% na segunda-feira e continuando a perder terreno na terça.

Na Europa, os índices também operaram em queda, com o Stoxx 600 recuando 1,19% e as principais bolsas registrando perdas significativas. A política tarifária dos EUA está impactando negativamente as montadoras europeias, que dependem de uma cadeia de suprimentos que inclui o Canadá e o México. O Deutsche Bank alertou que as tarifas podem reduzir o crescimento do PIB europeu em 1 ponto percentual. Enquanto isso, investidores estão se voltando para ações europeias, atraídos por avaliações mais baixas e um ambiente político mais estável em comparação com os EUA.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela