05 de mar 2025
Ações dos EUA disparam após isenção de tarifas para automóveis anunciada por Trump
O governo Trump anunciou isenção de tarifas sobre automóveis por um mês. A decisão resultou em alta nas ações das montadoras, como Ford e GM. O Dow Jones subiu 570 pontos, recuperando parte das perdas da semana. A incerteza sobre tarifas gera preocupação entre investidores e consumidores. O S&P 500 ainda está abaixo do recorde anterior, atingido há duas semanas.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ações dos EUA disparam após isenção de tarifas para automóveis anunciada por Trump
Ouvir a notícia
Ações dos EUA disparam após isenção de tarifas para automóveis anunciada por Trump - Ações dos EUA disparam após isenção de tarifas para automóveis anunciada por Trump
Os mercados acionários dos Estados Unidos apresentaram alta na quarta-feira após o governo de Donald Trump anunciar uma isenção de um mês para tarifas que afetam os fabricantes de automóveis no Canadá e no México. As ações, que estavam instáveis durante o dia, dispararam após a confirmação da isenção pela Casa Branca. O Dow Jones subiu 570 pontos, ou 1,3%, enquanto o S&P 500 avançou 1,2% e o Nasdaq Composite ganhou 1,4%.
Trump, em declaração lida pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou: “Conversamos com os Três Grandes concessionários de automóveis. Vamos conceder uma isenção de um mês para qualquer automóvel que passar pelo USMCA.” As montadoras mencionadas incluem Stellantis, Ford e General Motors. As ações da General Motors subiram 7,8%, as da Stellantis aumentaram 9,3% e as da Ford cresceram 5,7%.
A notícia da isenção de tarifas é vista como um alívio para os investidores, que buscam indícios de que a administração Trump possa negociar ou reverter suas políticas tarifárias. A alta das ações na tarde de quarta-feira representa uma recuperação após uma queda significativa no início da semana, quando o Dow perdeu 1.300 pontos entre segunda e terça-feira, em grande parte devido à implementação de tarifas e à retaliação de parceiros comerciais.
Kevin Gordon, estrategista sênior de investimentos da Charles Schwab, comentou que a oscilação das tarifas gerou um clima de incerteza para investidores, empresas e consumidores. “A incerteza é a política neste momento”, afirmou Gordon, refletindo a preocupação com a volatilidade do mercado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.