16 de abr 2025
Demanda por debêntures incentivadas cresce com aumento da Selic e turbulência no mercado financeiro
A demanda por debêntures incentivadas cresce no Brasil, com taxas agora competitivas em relação à NTN B, refletindo a busca por segurança no crédito.
Grande trabalho do ano é reciclar ativos fora da zona de conforto (Foto: Rogério Vieira/Valor)
Ouvir a notícia:
Demanda por debêntures incentivadas cresce com aumento da Selic e turbulência no mercado financeiro
Ouvir a notícia
Demanda por debêntures incentivadas cresce com aumento da Selic e turbulência no mercado financeiro - Demanda por debêntures incentivadas cresce com aumento da Selic e turbulência no mercado financeiro
A turbulência no mercado financeiro brasileiro e o aumento da Selic, que chegou a 15%, elevaram a demanda por ativos de crédito de alta qualidade. Isso resultou na redução dos prêmios de risco das debêntures incentivadas, que são isentas de Imposto de Renda (IR) para o emissor e voltadas ao setor de infraestrutura.
De acordo com levantamento da gestora Legacy, em dezembro de 2024, apenas 36 emissões de debêntures tinham taxas iguais ou abaixo da NTN-B, título referência do segmento. Esse número representava 7,3% do total de papéis com preço formado pela Anbima, que considera ofertas de compra e venda.
A situação mudou rapidamente, e em abril de 2025, o número de emissões com taxas competitivas subiu para 115, correspondendo a 22% do total. Essa mudança reflete um aumento significativo na atratividade das debêntures incentivadas, que se tornaram uma opção viável para investidores em busca de segurança.
Esses dados indicam que o cenário econômico está se ajustando, com os investidores buscando alternativas que ofereçam maior segurança em meio a um ambiente de incertezas. A tendência é que essa demanda por debêntures incentivadas continue a crescer, à medida que o mercado se adapta às novas condições financeiras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.