30 de abr 2025
Ibovespa recua após sete altas seguidas com impacto da queda do PIB dos EUA
Ibovespa recua após PIB dos EUA decepcionante, intensificando temores de recessão e pressionando mercados globais. Expectativas de Selic em queda.
Foto: Reprodução (Foto: Nelogica. Gráfico 15 minutos. Elaboração Rodrigo Paz)
Ouvir a notícia:
Ibovespa recua após sete altas seguidas com impacto da queda do PIB dos EUA
Ouvir a notícia
Ibovespa recua após sete altas seguidas com impacto da queda do PIB dos EUA - Ibovespa recua após sete altas seguidas com impacto da queda do PIB dos EUA
O Ibovespa apresentou queda nesta quarta-feira, 30 de abril, após uma sequência de sete altas consecutivas. O índice, que abriu aos 135.094,43 pontos, foi impactado pela desvalorização das commodities e pela divulgação de um Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos abaixo do esperado, que recuou 0,3% no primeiro trimestre de 2025.
A divulgação do PIB americano elevou os temores de recessão na maior economia do mundo, especialmente após a implementação de tarifas comerciais pelo governo de Donald Trump. O índice de preços de gastos com consumo (PCE) também apresentou queda de 0,1% em março, embora tenha registrado alta de 2,3% na comparação anual, acima da meta de 2%. Felipe Moura, analista da Finacap, destacou que "há potencial de uma recessão nos EUA", o que pode levar o Banco Central brasileiro a reduzir a taxa Selic.
Às 11h38, o Ibovespa cedia 0,62%, alcançando 134.258,62 pontos. O índice Nasdaq, por sua vez, apresentava queda de cerca de 2%. O petróleo recuava 1,4%, enquanto o minério de ferro fechou em baixa de 0,78% em Dalian, refletindo dados fracos da China.
Expectativas e Análises
Kevin Oliveira, sócio da Blue3, comentou que a queda do PIB americano "surpreendeu negativamente" e pode forçar o Federal Reserve a reduzir os juros, o que poderia ser positivo para os ativos brasileiros. Contudo, ele alertou que um desaquecimento econômico global tende a ser desfavorável.
O recuo do Ibovespa, embora moderado, ocorre em um contexto de fluxo de capital estrangeiro, que pode continuar a entrar no Brasil, conforme analistas. A agenda de indicadores desta quarta-feira inclui balanços de empresas como Santander Brasil e WEG, além de dados de produção da Petrobras e da Braskem.
No fechamento da última sessão, o Ibovespa registrou leve alta de 0,06%, aos 135.092,99 pontos, e ainda está próximo de seu melhor nível histórico, que é de 137 mil pontos. O índice acumula ganhos de 3% em abril, destacando-se como um dos melhores meses desde 2020.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.