30 de abr 2025
Investidores buscam segurança em títulos de mercados emergentes após alta nos Treasurys
Investidores estão abandonando os títulos do Tesouro dos EUA em busca de oportunidades em mercados emergentes, desafiando a segurança tradicional desses ativos.
Pedestres caminham em frente a uma agência do Itau Unibanco Holding SA em São Paulo, Brasil. (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Investidores buscam segurança em títulos de mercados emergentes após alta nos Treasurys
Ouvir a notícia
Investidores buscam segurança em títulos de mercados emergentes após alta nos Treasurys - Investidores buscam segurança em títulos de mercados emergentes após alta nos Treasurys
Os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, tradicionalmente vistos como um porto seguro, enfrentam uma mudança significativa na percepção dos investidores. Após a implementação de tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, os investidores começaram a se voltar para títulos de mercados emergentes.
Entre 2 e 25 de abril, os rendimentos dos títulos de moeda local de mercados emergentes caíram 13 pontos base, enquanto o rendimento do título de dez anos do Tesouro dos EUA subiu mais de 7 pontos base. A gestora de investimentos Brandywine Global, através de sua gerente de portfólio, Carol Lye, destacou que países como México, Brasil e África do Sul estão vendo um aumento na demanda por seus títulos.
A migração para esses ativos é impulsionada pela alta dos rendimentos reais e pela valorização das moedas locais. Lye afirmou que essa mudança representa um esforço dos investidores para diversificar suas carteiras, especialmente os investidores locais. O presidente do Mobius Emerging Opportunities Fund, Mark Mobius, observou que investidores domésticos de mercados emergentes estão se afastando dos títulos do Tesouro dos EUA.
Mudança de Perspectiva
A venda de títulos do Tesouro também levou a um aumento na busca por ativos considerados seguros, como títulos europeus e japoneses. Especialistas notaram que, ao contrário das expectativas, os mercados emergentes estão se mantendo estáveis, mesmo com a possibilidade de uma recessão nos EUA. Lye comentou que muitos estão sendo surpreendidos pela resiliência desses mercados.
O vice-presidente da equipe de pesquisa de estratégia de mercados emergentes, Tadas Gedminas, afirmou que, em um ambiente de dólar americano mais fraco, os títulos de moeda local de mercados emergentes tendem a superar outros ativos de renda fixa. Paul Benson, da Insight Investment, destacou que investidores dos EUA estão reavaliando suas estratégias, considerando oportunidades em mercados emergentes.
Enquanto isso, a Aberdeen Investments observou que alguns investidores estão rotacionando de títulos de longo prazo para opções de menor duração, como os títulos de dois anos do Tesouro. A mudança na percepção dos títulos do Tesouro pode exigir uma reavaliação completa das alocações de ativos por parte dos investidores.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.