13 de mai 2025
Haddad destaca digitalização da economia e lançamento de ferramenta para investidores
Nova calculadora da Receita Federal promete simplificar o cálculo do Imposto de Renda em operações de renda variável, atraindo mais investidores.
Ministro Fernando Haddad diz que governo quer tornar o processo tributário mais simples (Foto: Diogo Zacarias)
Ouvir a notícia:
Haddad destaca digitalização da economia e lançamento de ferramenta para investidores
Ouvir a notícia
Haddad destaca digitalização da economia e lançamento de ferramenta para investidores - Haddad destaca digitalização da economia e lançamento de ferramenta para investidores
O governo brasileiro lançou a ReVar, uma calculadora que simplifica o cálculo do Imposto de Renda para operações de renda variável. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante um evento na B3, na sexta-feira, 9 de maio. A ferramenta visa facilitar o processo para investidores, reduzindo a burocracia e os erros nas declarações.
Haddad destacou que a digitalização da economia brasileira está em andamento, o que deve diminuir custos de transação e aumentar a competitividade do país. A ReVar foi desenvolvida pela Receita Federal em parceria com a B3 e promete tornar o mercado de ações mais acessível, especialmente para aqueles que evitam investir devido à complexidade do cálculo do imposto.
O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que o objetivo é tornar a declaração do Imposto de Renda 100% pré-preenchida. Com isso, mesmo que o contribuinte se esqueça de declarar, não haverá multa, pois a Receita já terá as informações necessárias. Desde janeiro, recibos de despesas médicas são enviados eletronicamente, o que deve reduzir em 25% os erros que levam à malha fina.
Objetivos da ReVar
A ReVar não tem como meta aumentar ou diminuir a arrecadação, mas sim garantir um valor justo que estimule o investimento em renda variável. Haddad ressaltou que a reforma tributária, atualmente em fase de regulamentação, busca transformar o sistema tributário brasileiro, promovendo maior transparência e simplificação.
O ministro também mencionou que a Receita Federal deseja ser vista como um parceiro dos contribuintes, em vez de um fiscalizador. Barreirinhas reforçou que, nos últimos dois anos, a Receita tem se concentrado em operações de autorregularização e orientação, buscando uma relação mais próxima com os cidadãos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.