Economia

Ibovespa cai pressionado por bancos após ataque cibernético à C&M Software

Ibovespa cai com forte pressão do setor bancário após ataque cibernético, enquanto Vale tenta minimizar perdas com alta nas ações.

O imbróglio pressiona o Ibovespa que não consegue avançar ancorado na Vale (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O imbróglio pressiona o Ibovespa que não consegue avançar ancorado na Vale (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)

Ouvir a notícia

Ibovespa cai pressionado por bancos após ataque cibernético à C&M Software - Ibovespa cai pressionado por bancos após ataque cibernético à C&M Software

0:000:00

O Ibovespa (IBOV) apresenta uma leve queda de 0,50% nesta quarta-feira, 2 de agosto, operando aos 138.880 pontos. O recuo é impulsionado pela desvalorização das ações do setor bancário, que representa 16,5% do índice. O dólar também se mantém próximo da estabilidade, com alta de 0,06%, cotado a R$ 5,46.

Queda no Setor Bancário

As ações dos bancos enfrentam um dia de perdas significativas. O Santander (SANB11) registra uma queda de 2,94%, enquanto o Bradesco (BBDC4) recua 1,64%. O Itaú (ITUB4) e o Banco do Brasil (BBAS3) também apresentam quedas de 1,40% e 1,28%, respectivamente. O setor é impactado por um ataque cibernético à C&M Software, responsável pela infraestrutura de pagamentos interbancários, incluindo o sistema de liquidação do Pix.

A BMP, prestadora de serviços de bank as a service (BaaS), informou que o incidente permitiu acesso indevido a contas reserva de seis instituições financeiras, mas garantiu que nenhum cliente foi afetado. O Banco Central ainda não se pronunciou sobre as instituições envolvidas ou os valores desviados.

Impacto no Ibovespa

O ataque cibernético pressiona o Ibovespa, que não consegue avançar, mesmo com a Vale (VALE3) apresentando uma alta de 2%, impulsionada pelo aumento de 1,69% nos preços do minério de ferro na bolsa de Dalian. A mineradora, que tem um peso significativo no índice, tenta contrabalançar as perdas do setor bancário.

Cenário Internacional

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações operam em alta, apesar de um relatório do payroll que revelou uma queda inesperada de 33.000 empregos no setor privado. Essa foi a primeira redução em mais de dois anos, levantando preocupações sobre a desaceleração do crescimento econômico. O S&P 500 sobe 0,10%, enquanto o Nasdaq 100 registra alta de 0,49%. O estrategista-chefe da Interactive Brokers, Steve Sosnick, comentou que a situação renovou os temores de um mercado de trabalho mais fraco.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela