09 de jul 2025
Wall Street enfrenta dilema com a nova estratégia de investimento de Trump
Trump anuncia tarifas elevadas sobre importações a partir de agosto de 2025, mas investidores duvidam de sua implementação.

Aaron Schwartz/CNP/Bloomberg/Getty Images
Ouvir a notícia:
Wall Street enfrenta dilema com a nova estratégia de investimento de Trump
Ouvir a notícia
Wall Street enfrenta dilema com a nova estratégia de investimento de Trump - Wall Street enfrenta dilema com a nova estratégia de investimento de Trump
O presidente Donald Trump anunciou novas tarifas sobre importações, que devem entrar em vigor em 1º de agosto de 2025. As tarifas incluem 50% sobre cobre, até 200% sobre produtos farmacêuticos e 10% sobre bens de países como Brasil, China e Rússia. Apesar das ameaças, o mercado financeiro reagiu de forma moderada, com investidores acreditando que Trump pode recuar novamente, como já ocorreu em outras ocasiões.
Esse fenômeno é conhecido como TACO trade (Trump Always Chickens Out), onde os investidores apostam que Trump não implementará suas promessas mais drásticas. Michael Block, estrategista de mercado da Third Seven Capital, afirmou que Trump tende a criar crises e, em seguida, evita a implementação de medidas que poderiam causar danos à economia. Em abril, por exemplo, ele anunciou tarifas que alarmaram os investidores, mas acabou recuando após uma forte reação do mercado.
Na última segunda-feira, as ações dos EUA caíram levemente após Trump enviar cartas a várias nações sobre as tarifas. No entanto, a queda foi considerada uma correção moderada, já que os mercados estavam em níveis elevados. Ed Mills, analista da Raymond James, destacou que a expectativa de que Trump não seguirá adiante com as tarifas é predominante entre os investidores.
Riscos e Expectativas
A situação apresenta um dilema para Wall Street. Se os investidores acreditam que Trump não implementará as tarifas, isso pode resultar em uma falta de pressão para que ele mude de ideia. Bob Elliott, CEO da Unlimited, alertou que a ausência de uma reação negativa do mercado pode encorajar Trump a seguir em frente com suas ameaças.
Trump, ciente do TACO trade, respondeu a perguntas sobre isso de forma defensiva, mas reafirmou sua posição nas redes sociais, afirmando que as tarifas começarão a ser pagas em agosto de 2025, sem prorrogações. Contudo, analistas como Ed Yardeni, da Yardeni Research, observam que a atual calma do mercado é diferente da tensão de abril, sugerindo que Trump não deseja prejudicar a economia dos EUA ou sua própria posição política.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.