15 de jan 2025
Especuladores imobiliários tentam lucrar com tragédia em Altadena, Los Angeles
Incêndios em Altadena resultaram em 24 mortes e destruição de 10.000 estruturas. Governador Gavin Newsom proibiu ofertas não solicitadas em áreas afetadas. Investidores tentam comprar propriedades danificadas, preocupando moradores. Altadena, historicamente de classe média, enfrenta risco de gentrificação. Comunidade, antes majoritariamente branca, agora tem 60% de moradores minoritários.
Casa em chamas em Altadena, próxima a Los Angeles, na Califórnia: área atrai especuladores de imóveis (Foto: Jill Connelly/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Especuladores imobiliários tentam lucrar com tragédia em Altadena, Los Angeles
Ouvir a notícia
Especuladores imobiliários tentam lucrar com tragédia em Altadena, Los Angeles - Especuladores imobiliários tentam lucrar com tragédia em Altadena, Los Angeles
Danielle Neal, residente de quarta geração de Altadena, viu sua casa e o apartamento que alugava serem destruídos pelos incêndios florestais que atingiram o condado de Los Angeles. Com 30 anos, Neal relatou que sua família recebeu propostas de compra dos escombros por investidores, que ela descreveu como uma “versão de saque”. Os chamados “abutres” do mercado imobiliário estão se aproveitando da vulnerabilidade dos moradores, que ainda lutam para decidir sobre suas vidas e reconstruções.
Os incêndios, que já duram mais de uma semana, resultaram na morte de pelo menos 24 pessoas e na destruição de mais de 10.000 estruturas, principalmente residências. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu uma ordem executiva proibindo ofertas não solicitadas e abaixo do valor de mercado nas áreas afetadas pelos incêndios por três meses. A preocupação de Neal e de outros moradores é que os incêndios possam alterar o caráter de Altadena, uma comunidade de classe média com uma significativa população negra.
Altadena, situada nas colinas ao pé das Montanhas San Gabriel, tem uma história de gentrificação e desafios habitacionais. Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia indicou que problemas habitacionais na região se desenvolveram ao longo de décadas, exacerbados por padrões de empréstimos rigorosos. A crise de acessibilidade pode tornar a área acessível apenas para os mais ricos, afastando os moradores de longa data.
Teresa Fuller, residente de Altadena e corretora de imóveis, observou um aumento no interesse de investidores, até mesmo de estados distantes como Connecticut e Flórida. Embora preocupada com a preservação do caráter da comunidade, Fuller acredita que é importante manter a mente aberta para as oportunidades que os investidores podem trazer. Antes dos incêndios, cerca de 60% da população de Altadena era composta por grupos sub-representados, refletindo uma mudança significativa desde a década de 1960, quando a maioria dos moradores era branca.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.