21 de jan 2025
Renault lidera vendas na Europa e supera Stellantis na despedida de Carlos Tavares
A Renault superou a Stellantis em vendas na Europa em dezembro, vendendo 130.097 veículos. Carlos Tavares foi destituído como CEO da Stellantis após desentendimentos internos. A Stellantis dominou o mercado europeu desde sua formação em janeiro de 2021. Tavares, ex executivo da Renault, criticou a estratégia da concorrente antes de sua saída. A mudança de liderança pode impactar a competitividade da Stellantis no setor automotivo.
A Renault tem conseguido sustentar as vendas apesar do mercado automotivo mais desafiador (Foto: Bloomberg/Krisztian Bocsi)
Ouvir a notícia:
Renault lidera vendas na Europa e supera Stellantis na despedida de Carlos Tavares
Ouvir a notícia
Renault lidera vendas na Europa e supera Stellantis na despedida de Carlos Tavares - Renault lidera vendas na Europa e supera Stellantis na despedida de Carlos Tavares
A Renault superou a Stellantis em vendas de veículos na Europa pela primeira vez em dezembro de 2023, vendendo 130.097 veículos contra 126.091 da fabricante das marcas Peugeot, Opel, Citroën e Fiat. Este mês foi marcado pela destituição de Carlos Tavares do cargo de CEO da Stellantis, que havia liderado a empresa desde sua formação em janeiro de 2021, após a fusão do Grupo PSA e da Fiat Chrysler.
A queda nas vendas da Stellantis ocorreu após um alerta de queda de lucro em setembro, que gerou desentendimentos entre Tavares e o presidente do conselho, John Elkann. O ex-CEO perdeu a confiança de membros do conselho devido a conflitos com stakeholders, incluindo políticos e fornecedores. A derrota para a Renault é significativa, considerando a longa história de Tavares na empresa francesa, onde trabalhou por três décadas.
Tavares deixou a Renault em 2013, após uma disputa pelo cargo de CEO, e desde então, criticou a estratégia da Renault, especialmente após o cancelamento de uma oferta pública inicial de seu negócio de veículos elétricos. Suas declarações levantaram especulações sobre uma possível aquisição ou parceria entre Stellantis e Renault, o que foi negado publicamente por Elkann.
A mudança na liderança da Stellantis e a recente performance de vendas da Renault refletem um cenário competitivo em transformação no setor automotivo europeu, especialmente em um momento em que a transição para veículos elétricos é uma prioridade. A nomeação de Antonio Filosa para o comitê de liderança da Stellantis após a saída de Tavares pode indicar uma nova direção para a empresa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.