Economia

Amazon fechará depósitos em Quebec e demitirá 1.900 funcionários após sindicalização

A Amazon fechará todos os depósitos em Quebec, demitindo cerca de 1.900 funcionários. A decisão ocorre após a sindicalização de trabalhadores em uma das instalações. A empresa planeja substituir suas operações por subcontratados, como a Intelcom. O sindicato local critica a ação, considerando a uma campanha antissindical. Amazon nega relação entre o fechamento e a sindicalização, oferecendo pacotes de demissão.

A Amazon fechará todos os depósitos e demitirá 1.900 funcionários na província canadense de Quebec. (Foto: Reprodução)

A Amazon fechará todos os depósitos e demitirá 1.900 funcionários na província canadense de Quebec. (Foto: Reprodução)

Ouvir a notícia

Amazon fechará depósitos em Quebec e demitirá 1.900 funcionários após sindicalização - Amazon fechará depósitos em Quebec e demitirá 1.900 funcionários após sindicalização

0:000:00

A Amazon anunciou o fechamento de todos os seus depósitos na província canadense de Quebec, resultando na demissão de aproximadamente 1.900 funcionários permanentes e temporários. A decisão ocorre menos de um ano após a sindicalização de trabalhadores em uma das instalações. A empresa optará por subcontratar serviços de entrega, utilizando empresas locais como a Intelcom Courrier Canada, com sede em Montreal.

Em comunicado, uma porta-voz da Amazon afirmou que a mudança para um modelo de entrega de terceiros permitirá manter a qualidade do serviço, semelhante ao que era praticado até 2020. A Federação dos Sindicatos Nacionais destacou que a única particularidade de Quebec é a presença de um sindicato oficialmente certificado, o único no Canadá. O sindicato estava em negociações com a Amazon desde julho para estabelecer um acordo coletivo para 300 trabalhadores de um depósito em Laval.

A presidente do sindicato, Caroline Senneville, classificou os fechamentos como parte de uma "campanha antissindical", considerando a situação "totalmente inaceitável". Apesar das alegações, a Amazon afirmou que a decisão de encerrar as operações em Quebec não está relacionada ao esforço de sindicalização.

A empresa, que contava com mais de 1,5 milhão de funcionários no final de 2023, garantiu que não há planos de fechar armazéns em outras regiões. A porta-voz acrescentou que os funcionários afetados receberão um pacote de compensação que inclui até 14 semanas de pagamento e benefícios de transição, como recursos de colocação de emprego.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela