22 de jan 2025
Stellantis anuncia investimentos de bilhões em fabricação nos EUA após encontro com Trump
John Elkann, chairman da Stellantis, anunciou investimentos nos EUA após reunião com Trump. A reabertura da fábrica em Illinois criará 1.500 empregos na produção de picapes. A nova geração do Dodge Durango será fabricada em Detroit, em vez do México. A Stellantis investirá em tecnologias para Jeep Wrangler e Gladiator em Ohio. Medidas visam fortalecer a produção local e atender demandas do sindicato United Auto Workers.
"John Elkann, presidente da Stellantis, fala durante a apresentação do novo Fiat Panda enquanto a Fiat celebra o 125º aniversário de sua marca em Turim, Itália, em 11 de julho de 2024. (Foto: Massimo Pinca | Reuters)"
Ouvir a notícia:
Stellantis anuncia investimentos de bilhões em fabricação nos EUA após encontro com Trump
Ouvir a notícia
Stellantis anuncia investimentos de bilhões em fabricação nos EUA após encontro com Trump - Stellantis anuncia investimentos de bilhões em fabricação nos EUA após encontro com Trump
Stellantis, uma das principais montadoras dos Estados Unidos, anunciou planos de expansão de suas operações no país após uma reunião entre o chairman John Elkann e o presidente Donald Trump. Em um e-mail enviado aos funcionários, Elkann destacou que a empresa pretende fortalecer sua presença de fabricação nos EUA, criando 1.500 empregos e reabrindo uma planta em Belvidere, Illinois, para a produção de uma nova picape de médio porte em 2027. Além disso, a montadora planeja fabricar a nova versão do Dodge Durango em Detroit e aumentar o suporte às fábricas em Toledo, Ohio, e Kokomo, Indiana.
Essas iniciativas foram discutidas em um contexto de mudanças estratégicas na empresa, especialmente após a saída abrupta do ex-CEO Carlos Tavares, que deixou a Stellantis em dezembro devido a declínio nos lucros e disputas com o conselho. O novo compromisso com o sindicato United Auto Workers (UAW) foi um fator crucial para a reabertura da planta em Illinois, que havia sido fechada anteriormente. O e-mail também mencionou investimentos em tecnologias e componentes para os modelos Jeep Wrangler e Gladiator.
Elkann enfatizou a importância de continuar o legado de mais de 100 anos da empresa nos EUA, buscando aumentar a participação de mercado e o volume de vendas. As medidas de investimento estão alinhadas com a estratégia de evitar custos adicionais devido às tarifas de 25% que Trump planeja impor sobre produtos do México e Canadá, a partir de 1º de fevereiro. Essa situação pode ter influenciado a decisão da Stellantis de acelerar seus planos de produção local.
A Stellantis, que fabrica marcas como Jeep, Dodge e Chrysler, está se adaptando a um ambiente de negócios em mudança, onde a pressão do UAW por investimentos mais rápidos em Belvidere também pode ter motivado a reavaliação das estratégias de produção. A empresa busca, assim, não apenas atender às demandas do mercado, mas também garantir a estabilidade de sua força de trabalho americana.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.