30 de jan 2025
Banco Central revela ranking de reclamações de consórcios e Promove lidera lista
O Banco Central divulgou o ranking de reclamações de consórcios do 2º semestre de 2024. A Promove Administradora de Consórcio liderou com 23 reclamações procedentes. Irregularidades foram o principal motivo das reclamações, segundo o Banco Central. A Evoy se defendeu, citando crescimento e compromisso com a transparência. O ranking inclui apenas administradoras com seis ou mais reclamações procedentes.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Banco Central revela ranking de reclamações de consórcios e Promove lidera lista
Ouvir a notícia
Banco Central revela ranking de reclamações de consórcios e Promove lidera lista - Banco Central revela ranking de reclamações de consórcios e Promove lidera lista
O Banco Central (BC) divulgou o ranking de reclamações de administradoras de consórcios referente ao segundo semestre de 2024, com a Promove Administradora de Consórcio liderando a lista. A Promove registrou 23 reclamações consideradas procedentes, atendendo a um total de 9.505 consorciados. O ranking é elaborado com base nas reclamações da população, que são registradas no BC, que calcula um índice levando em conta tanto as reclamações procedentes quanto o número de consorciados de cada instituição.
Na sequência, a Reserva Administradora de Consórcio ficou em segundo lugar, enquanto a Evoy Administradora de Consórcio ocupou a terceira posição. A Alpha Administradora de Consórcio e a Conshop Administradora de Consórcios completaram o ranking, ficando em quarto e quinto lugares, respectivamente. O ranking considera apenas as administradoras que tiveram seis ou mais reclamações reguladas procedentes no semestre.
O Banco Central também destacou as reclamações mais frequentes. O principal motivo foi relacionado a irregularidades na integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços prestados. O segundo motivo mais comum envolveu a oferta ou prestação inadequada de informações sobre produtos e serviços, enquanto o terceiro motivo se referiu a irregularidades na liberação de crédito.
Em resposta ao ranking, a Evoy Consórcios enfatizou seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua no atendimento aos clientes. A administradora argumentou que o número de reclamações é "bastante reduzido" em comparação com o crescimento das vendas, ressaltando que, por ser uma empresa nova, o índice é influenciado pela proporção de reclamações em relação à sua carteira ativa de consorciados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.