Economia

Aluguel no Rio sobe 13% em 2024, o dobro da inflação, sem sinais de alívio

Juros altos inviabilizam compra de imóveis, aumentando demanda por aluguéis. Preço médio dos aluguéis no Rio de Janeiro subiu 13% em 2024, superando IGP M. Em dezembro, aluguéis aumentaram 2,73%, com metro quadrado a R$ 49,79. Copacabana e Botafogo lideraram altas, enquanto Leme e Tijuca tiveram quedas. Mudanças nas preferências familiares tornam aluguel uma escolha estratégica.

Apartamentos na Zona Sul do Rio (Foto: Pixabay)

Apartamentos na Zona Sul do Rio (Foto: Pixabay)

Ouvir a notícia

Aluguel no Rio sobe 13% em 2024, o dobro da inflação, sem sinais de alívio - Aluguel no Rio sobe 13% em 2024, o dobro da inflação, sem sinais de alívio

0:000:00

A alta dos juros, que ultrapassam dois dígitos, tem dificultado a aquisição da casa própria para muitas famílias no Brasil. Como resultado, a demanda por aluguéis no Rio de Janeiro cresceu, levando a um aumento médio de 13% nos preços em 2024, conforme estudo da APSA. Esse crescimento é o dobro do IGP-M, que acumulou alta de 6,54% no mesmo período.

Flávio Olímpio, gerente de locações da APSA, destaca que, em um cenário de juros elevados, muitos optam por manter seus investimentos em fundos de renda fixa, ao invés de comprar imóveis. Além disso, mudanças nos arranjos familiares e preferências de estilo de vida têm transformado o aluguel em uma escolha estratégica, não apenas temporária.

Em dezembro, os aluguéis no Rio subiram 2,73% em relação ao mês anterior, com o metro quadrado médio custando R$ 49,79. A pesquisa abrangeu 17 bairros, dos quais dez apresentaram aumento de preços. Copacabana e Botafogo se destacaram com altas de 3,96% e 2,47%, respectivamente.

Apesar da tendência de alta, alguns bairros, como Leme, Tijuca e Centro, observaram quedas nos preços médios, com reduções de 8,58%, 5,86% e 6,27% em dezembro, após períodos de aumentos significativos. A pesquisa analisou cerca de 6 mil ofertas de apartamentos de um a três quartos, refletindo a dinâmica do mercado de aluguéis na cidade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela