08 de fev 2025
Elon Musk descarta interesse em adquirir a operação do TikTok nos Estados Unidos
Elon Musk afirmou que não está interessado em comprar o TikTok, negando ofertas. A declaração ocorreu em uma conferência na Alemanha, organizada por Mathias Döpfner. O TikTok enfrenta pressão dos EUA por questões de segurança nacional, podendo ser banido. Musk destacou que não usa o aplicativo e prefere criar empresas do zero. A ByteDance, controladora do TikTok, resiste a vender, mesmo sob pressão governamental.
“Não fiz uma oferta pelo TikTok”, disse Musk, ao participar da conferência remotamente por vídeo, só divulgada neste sábado, (8). “Não tenho planos para o que eu faria se tivesse o TikTok” (Foto: Kent Nishimura/ Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Elon Musk descarta interesse em adquirir a operação do TikTok nos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Elon Musk descarta interesse em adquirir a operação do TikTok nos Estados Unidos - Elon Musk descarta interesse em adquirir a operação do TikTok nos Estados Unidos
Elon Musk declarou que não está interessado em adquirir o TikTok, o popular aplicativo de vídeos de propriedade da Bytedance, durante uma conferência na Alemanha. Ele afirmou: “Não fiz uma oferta pelo TikTok” e “não tenho planos para o que eu faria se tivesse o TikTok”. Musk, que não utiliza o aplicativo, destacou que normalmente prefere criar empresas do zero, como fez com o Twitter, agora chamado X.
As autoridades chinesas consideraram permitir que Musk, aliado do ex-presidente Donald Trump, comprasse as operações do TikTok nos EUA, caso a empresa não conseguisse evitar uma proibição. Trump havia assinado uma ordem executiva que suspendeu temporariamente a venda forçada do TikTok, dando mais tempo para um acordo entre a Bytedance e o governo dos EUA. Essa ordem foi uma das várias tentativas de banir o aplicativo por questões de segurança nacional.
Musk também mencionou que a aquisição do TikTok não se justifica apenas por razões econômicas. “Não está claro para mim qual seria o propósito de adquirir o TikTok, além da economia”, disse ele. As estimativas apontam que os ativos do TikTok nos EUA, sem considerar o algoritmo, podem valer entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões. O algoritmo é considerado um dos principais ativos do aplicativo, impactando diretamente a experiência do usuário.
Enquanto isso, o YouTube está veiculando anúncios no TikTok para atrair criadores de conteúdo, aproveitando a incerteza em torno do futuro do aplicativo. O Google, proprietário do YouTube, poderia se beneficiar significativamente caso o TikTok seja banido nos EUA. A ByteDance, por sua vez, já declarou que não tem planos de vender o TikTok, embora a pressão para uma venda possa aumentar dependendo das decisões judiciais e políticas futuras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.