14 de fev 2025
XP anuncia fechamento de capital de subsidiária no Brasil e reorganização corporativa
A XP Inc decidiu fechar o capital da XP Investimentos SA, cancelando seu registro. A reestruturação visa melhorar a organização corporativa sem impactos financeiros. A XP Investimentos SA é 100% controlada pelo Banco XP, que pertence à XP Inc. Licenças financeiras serão invertidas, com a XP Corretora se tornando subsidiária. O fechamento não afeta a negociação de ações na Nasdaq e B3, mantendo a estabilidade.
Espaço-conceito da XP (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
XP anuncia fechamento de capital de subsidiária no Brasil e reorganização corporativa
Ouvir a notícia
XP anuncia fechamento de capital de subsidiária no Brasil e reorganização corporativa - XP anuncia fechamento de capital de subsidiária no Brasil e reorganização corporativa
A XP Inc, holding que controla o Grupo XP e está listada na Nasdaq, decidiu fechar o capital de sua subsidiária no Brasil. Em assembleia geral extraordinária realizada recentemente, foi aprovado o cancelamento do registro de emissor de valores mobiliários na Categoria “B” da XP Investimentos SA, que é atualmente 100% controlada pelo Banco XP, também pertencente à XP Inc.
A reorganização corporativa, conforme relatado no balanço do terceiro trimestre, envolve a transferência das subsidiárias XP Holding International, XP Advisory US e XP Holding UK, que deixarão de ser vinculadas à XP Investimentos e passarão a ser diretamente controladas pela XP Inc. Além disso, a XP Corretora se tornará uma subsidiária do Banco XP, com uma inversão nas licenças de instituição financeira no Brasil.
O balanço da empresa afirma que "não são esperados impactos materiais na posição financeira e resultados operacionais do grupo em função dessa reorganização". O registro de emissor na categoria B da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) permite a negociação de valores mobiliários que não são ações, como títulos de dívida, enquanto a categoria A é destinada a ações.
A XP Investimentos já emitiu debêntures e notas comerciais. A empresa realizou seu IPO na Nasdaq em 2019 e, em 2021, seus recibos (BDRs) começaram a ser negociados na B3. O fechamento de capital da XP Investimentos não afetará esses papéis.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.