31 de mar 2025
Nelson Tanure busca destituir conselho do GPA e indicar novos executivos para a gestão
Nelson Tanure busca reestruturar o GPA, propondo a destituição do conselho e estratégias para reduzir a dívida de R$1,3 bilhão.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Nelson Tanure busca destituir conselho do GPA e indicar novos executivos para a gestão
Ouvir a notícia
Nelson Tanure busca destituir conselho do GPA e indicar novos executivos para a gestão - Nelson Tanure busca destituir conselho do GPA e indicar novos executivos para a gestão
O fundo de investimento Saint German, liderado pelo investidor Nelson Tanure, solicitou ao GPA a convocação de uma assembleia geral extraordinária. O objetivo é destituir o atual conselho de administração e eleger novos membros, incluindo executivos indicados por Tanure. O plano prevê a formação de um novo conselho com nove integrantes, sendo três escolhidos pelo empresário, com um mandato unificado de dois anos.
Tanure, que adquiriu cerca de 9% das ações do GPA em 2024, também manifestou interesse em comprar ações do grupo francês Casino, que possui 22,5% do capital da varejista. Embora tenha havido uma expressão inicial de interesse, até o momento, não há acordo formalizado. Em entrevista, Tanure destacou que seu foco é reduzir a dívida do GPA, que encerrou o quarto trimestre de 2024 com uma dívida líquida de R$ 1,3 bilhão.
As estratégias propostas incluem a venda de ativos não essenciais, reavaliação de investimentos e otimização do fluxo de caixa. Além disso, Tanure sugere que o grupo identifique e avalie riscos fiscais, legais e trabalhistas, visando não apenas mitigar riscos, mas também promover um ambiente de transparência e confiança com acionistas e o mercado.
Para o novo conselho, Tanure planeja indicar Pedro de Moraes Borba, Rodrigo Tostes Solon de Pontes e Sebastián Dario Los. Borba é membro do conselho da Ambipar, enquanto Pontes atua como diretor financeiro da Light, empresa adquirida por Tanure. Dario Los traz vasta experiência no setor de varejo, o que pode ser crucial para a reestruturação do GPA, que opera cerca de 700 lojas principalmente em São Paulo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.