Economia

Eletrobras enfrenta resistência de acionistas minoritários em disputa por controle do conselho

Acionistas minoritários da Eletrobras contestam indicações ao conselho e pedem uma política de dividendos mais robusta. Assembleia em 29 de abril.

Empresa diz que os indicados propostos foram selecionados em linha com os “objetivos estratégicos de longo prazo”. (Foto: Jonne Roriz/Bloomberg)

Empresa diz que os indicados propostos foram selecionados em linha com os “objetivos estratégicos de longo prazo”. (Foto: Jonne Roriz/Bloomberg)

Ouvir a notícia

Eletrobras enfrenta resistência de acionistas minoritários em disputa por controle do conselho - Eletrobras enfrenta resistência de acionistas minoritários em disputa por controle do conselho

0:000:00

A Eletrobras enfrenta resistência de acionistas minoritários que se opõem às indicações para o conselho feitas pela administração. A assembleia geral está agendada para 29 de abril e a empresa busca apoio para seus candidatos, liderados pelo CEO Ivan Monteiro.

Os acionistas contestam as escolhas da administração, defendendo uma política de dividendos mais agressiva. Entre os indicados pela Eletrobras está Carlos Márcio Ferreira, ex-presidente do conselho da Eneva, com apoio de fundos como SPX e Opportunity. A empresa também tenta aprovar um acordo com o governo para a venda de sua participação na Eletronuclear.

Marcelo Gasparino e Rachel Maia, apoiados por quatro fundos, são candidatos que buscam aumentar a representação dos acionistas no conselho. Gasparino, que já atuou em conselhos de grandes empresas, defende um pagamento de dividendos pelo menos o dobro do valor de 2024. A consultoria Institutional Shareholder Services (ISS) recomenda a votação em Abdalla e Gasparino.

Enquanto isso, o governo brasileiro planeja reformas no setor elétrico, conforme anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. As mudanças devem ser propostas ao Congresso no primeiro semestre de 2025.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela