22 de abr 2025
FTC processa Uber por práticas enganosas em serviço de assinatura Uber One
FTC processa Uber por práticas enganosas na assinatura Uber One, alegando dificuldades no cancelamento e cobranças sem consentimento.
Carro de aplicativo logado na plataforma de mobilidade Uber (Foto: Gustavo Azeredo / Agência O GLOBO)
Ouvir a notícia:
FTC processa Uber por práticas enganosas em serviço de assinatura Uber One
Ouvir a notícia
FTC processa Uber por práticas enganosas em serviço de assinatura Uber One - FTC processa Uber por práticas enganosas em serviço de assinatura Uber One
Uber é acusada de enganar clientes com assinatura e dificultar cancelamento
A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos abriu um processo contra a Uber, acusando a empresa de práticas enganosas relacionadas à assinatura do serviço Uber One. A ação alega que a companhia inscreveu usuários sem consentimento e dificultou o cancelamento da assinatura, que custa cerca de 10 dólares mensais (R$ 58).
Segundo a FTC, a Uber prometia economias de 25 dólares mensais (R$ 146), mas essa oferta não se aplicava às tarifas da própria assinatura. A agência argumenta que a empresa violou a lei para restaurar a confiança dos consumidores on-line com táticas enganosas.
Empresa nega as acusações e afirma facilidade no cancelamento
A Uber rebateu as acusações, afirmando que o cancelamento da assinatura é rápido e fácil, levando, na maioria dos casos, menos de 20 segundos no aplicativo. A empresa também negou ter inscrito usuários sem permissão.
FTC aponta dificuldade no cancelamento e relatos de cobranças indevidas
A denúncia da FTC detalha que, em alguns casos, os usuários precisavam navegar por até 23 telas e realizar 32 ações para cancelar a assinatura. A agência também recebeu relatos de consumidores que foram cobrados mesmo sem possuir uma conta Uber.
O presidente da FTC, Andrew Ferguson, declarou que os americanos estão cansados de serem inscritos em assinamentos não solicitados. Este é o primeiro processo da FTC contra uma grande empresa de tecnologia desde o início do segundo mandato do ex-presidente Donald Trump.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.