22 de abr 2025
Governo de São Paulo projeta 9 mil empregos com túnel imerso Santos-Guarujá
Governo de São Paulo projeta túnel imerso Santos Guarujá, com investimento de R$ 6 bilhões e geração de 9 mil empregos. Leilão será em agosto de 2025.
MÃOS À OBRA - Tarcísio de Freitas: governador paulista é o preferido para ser o herdeiro do eleitorado do ex-presidente (Celso Silva/Governo SP)
Ouvir a notícia:
Governo de São Paulo projeta 9 mil empregos com túnel imerso Santos-Guarujá
Ouvir a notícia
Governo de São Paulo projeta 9 mil empregos com túnel imerso Santos-Guarujá - Governo de São Paulo projeta 9 mil empregos com túnel imerso Santos-Guarujá
Governo de SP prevê 9 mil empregos com túnel Santos-Guarujá
O Governo de São Paulo estima a criação de 9 mil empregos com a construção do túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá. O projeto, com investimento de R$ 6 bilhões, será realizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com leilão agendado para 1º de agosto de 2025.
A concessão da PPP terá duração de 30 anos, cobrindo a construção, operação e manutenção da estrutura. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e será construído com seis módulos de concreto pré-moldado.
Túnel terá faixas para VLT e pedestres
A nova via contará com três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável para a circulação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Além disso, o túnel terá uma passagem exclusiva para pedestres e ciclistas.
Em missão internacional, representantes do governo paulista apresentaram o projeto a potenciais investidores na Dinamarca, Holanda e Noruega. Reuniões foram realizadas com empresas especializadas em mobilidade e engenharia, como Ballast Nedam e TEC Tunnel.
Projeto busca inspiração em túnel europeu
A comitiva do governo visitou o túnel Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha, considerado uma referência internacional em túneis imersos. O objetivo foi obter insights e melhores práticas para a construção do túnel Santos-Guarujá.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.