25 de abr 2025
EUA e Índia avançam em acordo comercial que pode reduzir tarifas sobre produtos indianos
EUA e Índia finalizam acordo preliminar que abrange 19 categorias, incluindo produtos agrícolas e comércio eletrônico, visando evitar tarifas elevadas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, à direita, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante uma coletiva de imprensa no Salão Leste da Casa Branca em Washington (Foto: Stefani Reynolds/Bloomberg)
Ouvir a notícia:
EUA e Índia avançam em acordo comercial que pode reduzir tarifas sobre produtos indianos
Ouvir a notícia
EUA e Índia avançam em acordo comercial que pode reduzir tarifas sobre produtos indianos - EUA e Índia avançam em acordo comercial que pode reduzir tarifas sobre produtos indianos
Os Estados Unidos e a Índia finalizaram um acordo comercial preliminar que abrange dezenove categorias, incluindo produtos agrícolas e comércio eletrônico. O objetivo é evitar tarifas mais altas sobre produtos indianos. As negociações começaram após a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, à Casa Branca em fevereiro.
O acordo, que foi concluído nesta semana, inclui termos sobre comércio de bens e serviços, além de capítulos sobre corrupção e regras de origem. O vice-presidente dos EUA, JD Vance, se reuniu com Modi em Nova Délhi no dia 21 de abril, onde o acordo inicial foi anunciado. A Índia busca alívio das tarifas de importação que foram impostas pelo ex-presidente Donald Trump, que estabeleceu uma tarifa recíproca de 26%, atualmente suspensa até julho.
As partes ainda não divulgaram detalhes sobre os termos do acordo ou um cronograma para a finalização. Não está claro se a Índia solicitou uma isenção das tarifas enquanto as negociações estão em andamento. O Ministério do Comércio e Indústria da Índia não respondeu a solicitações de informações sobre o assunto.
Investidores estão atentos ao desenrolar das conversas, buscando entender quais concessões a administração dos EUA pode estar disposta a fazer. O acordo preliminar é visto como um passo importante nas relações comerciais entre os dois países.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.