Economia

Montadoras chinesas impulsionam vendas de híbridos e elétricos no mercado automotivo global

Montadoras chinesas lideram a inovação em híbridos de longo alcance, com vendas crescendo rapidamente e representando 50% do mercado automotivo.

Pessoas circulando no Salão do Automóvel em Xangai (Foto: Aly Song/Reuters)

Pessoas circulando no Salão do Automóvel em Xangai (Foto: Aly Song/Reuters)

Ouvir a notícia

Montadoras chinesas impulsionam vendas de híbridos e elétricos no mercado automotivo global - Montadoras chinesas impulsionam vendas de híbridos e elétricos no mercado automotivo global

0:000:00

Montadoras chinesas estão lançando híbridos de longo alcance para atender à crescente demanda no maior mercado automotivo do mundo. Recentemente, no Salão do Automóvel de Xangai, a Zeekr, unidade da Geely, apresentou o SUV 9X, que possui autonomia elétrica de 400 quilômetros. Essa marca supera a média de híbridos em outros países.

Os veículos elétricos de longo alcance (EREVs) e os híbridos plug-in estão em ascensão na China, representando 50% das vendas totais de veículos. Em 2023, as vendas de EREVs aumentaram 79%, totalizando 1,2 milhão de unidades, enquanto os híbridos plug-in cresceram 76%, alcançando 3,4 milhões. Em comparação, os veículos totalmente elétricos tiveram um crescimento de 23%, com 6,3 milhões vendidos.

A Volkswagen e a Mercedes-Benz estão respondendo a essa tendência. A Volkswagen planeja uma nova plataforma para veículos elétricos e EREVs, enquanto o presidente-executivo da Mercedes-Benz, Ola Kaellenius, afirmou que os híbridos são uma tendência na China e coexistirão com veículos elétricos por um longo período.

Embora algumas montadoras, como a Tesla, rejeitem os híbridos como uma tecnologia de transição, a demanda por esses veículos continua a crescer. A Lynk & Co, também da Geely, lançará um SUV híbrido plug-in com autonomia elétrica de 200 quilômetros na Europa, onde as tarifas sobre veículos elétricos chineses são uma barreira.

A CATL, gigante de baterias, lançou uma bateria dedicada a híbridos de longo alcance, que será utilizada por várias marcas, incluindo Geely e Chery. Especialistas preveem que as montadoras chinesas continuarão a investir e inovar no segmento híbrido, com novos modelos sendo introduzidos a cada ano.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela