29 de abr 2025
Baixa renda impulsiona lançamentos imobiliários em janeiro, destaca Minha Casa, Minha Vida
Lançamentos do programa Minha Casa, Minha Vida disparam em janeiro, enquanto segmento de média e alta renda permanece estagnado. Vendas também crescem.
Obras de um prédio na Avenida Jean Khoury Farah, em Itaquera, zona leste de São Paulo (Foto: Danilo Verpa/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Baixa renda impulsiona lançamentos imobiliários em janeiro, destaca Minha Casa, Minha Vida
Ouvir a notícia
Baixa renda impulsiona lançamentos imobiliários em janeiro, destaca Minha Casa, Minha Vida - Baixa renda impulsiona lançamentos imobiliários em janeiro, destaca Minha Casa, Minha Vida
O programa Minha Casa, Minha Vida tem se destacado no mercado imobiliário de baixa renda, especialmente em um cenário de alta da Selic. Em janeiro de 2025, foram registrados 14.907 lançamentos de imóveis desse segmento, enquanto as faixas de média e alta renda não tiveram nenhum lançamento. Esse desempenho é considerado o melhor janeiro da última década, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Os lançamentos em janeiro deste ano dobraram em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o programa respondeu por 6.842 imóveis lançados. Em contrapartida, apenas 928 unidades foram destinadas à média e alta renda. No acumulado de doze meses, os lançamentos do setor imobiliário cresceram 26,4%.
Vendas em Alta
O programa também impulsionou as vendas, com 10.202 unidades comercializadas em janeiro, em comparação a 1.920 imóveis de médio e alto padrão. Em janeiro de 2024, as vendas pelo Minha Casa, Minha Vida foram de 8.990 imóveis, enquanto as vendas de médio e alto padrão totalizaram 3.045 unidades.
Em termos financeiros, as vendas movimentaram R$ 4,1 bilhões em janeiro de 2025, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Quando corrigidos pela inflação, esse crescimento é de 1,7%. O programa continua a ser um pilar fundamental para o acesso à moradia no Brasil, especialmente em tempos de juros elevados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.