29 de abr 2025
Edifício Mesbla se torna residencial e vende 80% das unidades em um dia
Edifício Mesbla, ícone do Centro do Rio, é revitalizado e se torna residencial com 191 unidades à venda. 80% já foram comercializadas.
Terraço do Ora, antigo Edifício Mesbla, no Centro do Rio (Foto: Divulgação / Inti)
Ouvir a notícia:
Edifício Mesbla se torna residencial e vende 80% das unidades em um dia
Ouvir a notícia
Edifício Mesbla se torna residencial e vende 80% das unidades em um dia - Edifício Mesbla se torna residencial e vende 80% das unidades em um dia
O Edifício Mesbla, localizado próximo à Cinelândia, no Centro do Rio, foi totalmente convertido em residencial em 2023. O projeto, parte do programa Reviver Centro, oferece 191 unidades à venda, com preços variando entre R$ 400 mil e R$ 900 mil. A venda das unidades começou nesta terça-feira, e 80% já foram comercializadas.
A revitalização do edifício, projetado há 90 anos pelo arquiteto Henri Sajous, inclui diversas comodidades modernas, como academia, piscina com rooftop, e uma sala de reuniões projetada para influenciadores, equipada com isolamento acústico. O novo nome do empreendimento é Ora. Segundo Andre Kiffer, CEO da incorporadora Inti, a procura tem sido intensa, e a expectativa é que todas as unidades sejam vendidas rapidamente.
Preservação e Retrofit
Como o Edifício Mesbla é tombado, a parte externa e a estrutura original serão preservadas durante a reforma, que deve ser concluída em julho de 2027. O projeto arquitetônico é assinado pelos sócios Celso Rayol e Fernando Costa, da Cité Arquitetura. Rayol destacou que o retrofit foi resultado de três anos de estudos para manter a identidade original da construção.
O programa Reviver Centro, criado em 2021, visa revitalizar áreas degradadas do Rio. Até março de 2023, foram concedidas 47 licenças de construção, sendo 38 para transformações de uso e nove para novos prédios. Ao todo, foram criadas 4.091 novas unidades residenciais no Centro, com 20 pedidos de licença ainda em análise.
O prefeito Eduardo Paes enfatizou que a presença de moradores é essencial para a melhoria dos espaços urbanos, afirmando que a revitalização do Centro é uma aposta que tem dado resultados positivos desde o início do projeto Porto Maravilha em 2009.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.