30 de abr 2025
Frota de veículos no Brasil cresce 2% em 2024, com aumento de elétricos e híbridos
Frota de veículos no Brasil cresce 2% em 2024, mas envelhecimento persiste. Híbridos e elétricos avançam, mas desafios de reciclagem permanecem.
O diretor de produtos Bruno Calais ao lado do seu carro Volvo C40 elétrico, importado da Bélgica (Foto: Taba Benedicto/Taba Benedicto/Estadão)
Ouvir a notícia:
Frota de veículos no Brasil cresce 2% em 2024, com aumento de elétricos e híbridos
Ouvir a notícia
Frota de veículos no Brasil cresce 2% em 2024, com aumento de elétricos e híbridos - Frota de veículos no Brasil cresce 2% em 2024, com aumento de elétricos e híbridos
Após quatro anos de crescimento abaixo de um dígito, a frota de veículos no Brasil aumentou 2% em 2024, atingindo 48 milhões de unidades. O crescimento é impulsionado pela inclusão de veículos híbridos e elétricos, que agora representam quase 1% do total.
A idade média dos veículos continua alta, com 10 anos e 11 meses, a maior desde 1992. A frota de automóveis, que compõe 82% do total, tem uma média ainda maior, de 11 anos e 2 meses. A renovação da frota permanece um desafio, com a participação de veículos seminovos caindo de 37,6% em 2015 para 20,6% em 2024.
O aumento na frota é atribuído à recuperação econômica, à redução do desemprego e ao aumento da renda. Apesar disso, a introdução de novos veículos não é suficiente para reverter o envelhecimento da frota. Veículos com mais de 11 anos agora representam 31% do total, enquanto a classe média tem migrado para utilitários esportivos (SUVs), que corresponderam a 48% das vendas de novos carros em 2024.
Crescimento dos Veículos Elétricos
Os veículos elétricos e híbridos, que eram menos de 0,1% da frota em 2019, cresceram para 388,2 mil unidades em 2024, com um aumento médio anual de 71,3%. A demanda por esses modelos, especialmente os importados, tem impulsionado as importações, que agora representam 14,7% da frota total.
O diretor de produtos Bruno Calais Christians, de 34 anos, compartilha sua experiência positiva com um carro elétrico, destacando conforto e economia. Ele relata uma redução de R$ 1 mil por mês em custos de energia em comparação ao uso de gasolina.
Desafios na Reciclagem
A falta de um programa estruturado de reciclagem de veículos velhos é um obstáculo para a renovação da frota. Somente São Paulo e Rio Grande do Sul estão discutindo legislações sobre o tema. Especialistas alertam que, sem avanços nessa área, o envelhecimento da frota deve continuar, mesmo com o aumento da participação de veículos elétricos.
A relação entre habitantes e veículos também está mudando. Em 2024, havia 4,4 pessoas por carro no Brasil, uma diminuição em relação a anos anteriores. O crescimento da frota supera o da população, refletindo uma tendência que pode persistir, especialmente em áreas urbanas com infraestrutura de transporte coletivo deficiente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.