Economia

Vicuña revela depósitos de cobre, ouro e prata entre os maiores do mundo na Argentina

Vicuña revela depósitos de 12,8 milhões de toneladas de cobre e mais de 1.000 toneladas de ouro, destacando se entre os dez maiores do mundo.

Projeto Josemaría, um depósito de cobre, ouro e prata localizado em San Juan (Foto: Josemaría Lundin Mineração)

Projeto Josemaría, um depósito de cobre, ouro e prata localizado em San Juan (Foto: Josemaría Lundin Mineração)

Ouvir a notícia

Vicuña revela depósitos de cobre, ouro e prata entre os maiores do mundo na Argentina - Vicuña revela depósitos de cobre, ouro e prata entre os maiores do mundo na Argentina

0:000:00

A mineradora Vicuña, uma joint venture entre a canadense Lundin Mining e a australiana BHP, anunciou que seus depósitos na Argentina contêm 12,8 milhões de toneladas de cobre e mais de 1.000 toneladas de ouro. Essa descoberta posiciona a Vicuña entre os dez maiores depósitos do mundo. Um relatório técnico sobre os projetos Filo del Sol e Josemaría está previsto para ser divulgado em 2026.

Os novos dados revelam que os depósitos incluem 12,8 milhões de toneladas de cobre medido e 25,1 milhões de toneladas inferidas, além de 1.001 toneladas de ouro medido e 1.514 toneladas inferidas. A quantidade de prata é igualmente significativa, com 20.505 toneladas medidas e 25.140 toneladas inferidas. O presidente da Lundin Mining, Jack Lundin, destacou que Filo del Sol é uma das descobertas mais importantes dos últimos trinta anos.

Desenvolvimento dos Projetos

O gerente geral da Vicuña, Dave Dicaire, afirmou que a empresa está em uma posição ideal para avançar no desenvolvimento de um distrito minerador com grande potencial. Ele enfatizou que isso pode gerar um impacto positivo nas comunidades e economias locais e nacionais. Os projetos estão localizados na província de San Juan, na Argentina, com parte do Filo del Sol se estendendo até a região chilena de Atacama.

O projeto Filo del Sol está atualmente em fase de exploração, enquanto Josemaría se encontra em pré-construção. A Lundin Mining ressaltou que o Recurso Mineral representa um marco importante e servirá como base para o relatório técnico integrado que delineará um projeto conjunto. A expectativa é que o relatório seja concluído no primeiro trimestre de 2026.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela