08 de mai 2025
OpenAI reduz participação de receita com Microsoft em reestruturação estratégica
OpenAI reduz a participação de receita com a Microsoft de 20% para 10% até 2030, limitando o poder de Sam Altman na empresa.
Logo da OpenAI (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa)
Ouvir a notícia:
OpenAI reduz participação de receita com Microsoft em reestruturação estratégica
Ouvir a notícia
OpenAI reduz participação de receita com Microsoft em reestruturação estratégica - OpenAI reduz participação de receita com Microsoft em reestruturação estratégica
A OpenAI anunciou que reduzirá a porcentagem de receita compartilhada com a Microsoft, sua principal financiadora, de 20% para 10% até 2030. A mudança foi informada aos investidores e ocorre em meio a uma reestruturação da empresa. A matriz sem fins lucrativos da OpenAI manterá o controle, o que pode limitar o poder do CEO Sam Altman.
A decisão foi revelada em documentos privados, conforme reportado pelo The Information. A OpenAI informou que a nova porcentagem de receita compartilhada se aplicará a todos os parceiros comerciais, incluindo a Microsoft. A gigante da tecnologia busca acesso à tecnologia da OpenAI além de 2030.
Recentemente, a Microsoft alterou termos de um acordo com a OpenAI após firmar uma joint venture com a Oracle e o SoftBank Group do Japão. O objetivo é construir até US$ 500 bilhões em novos centros de dados de inteligência artificial nos Estados Unidos. A Microsoft afirmou que mantém acordos de compartilhamento de receita que fluem em ambas as direções com a OpenAI.
Um porta-voz da OpenAI declarou que a empresa continua a trabalhar em estreita colaboração com a Microsoft e espera finalizar os detalhes da recapitalização em breve. A Microsoft não comentou sobre a reportagem, e a OpenAI não respondeu imediatamente a solicitações de comentários.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.