12 de mai 2025
Empresas de energia renovável no Brasil valorizam 25% mais que as fósseis até 2022
Empresas de energias renováveis no Brasil valorizam 25%, superando as fósseis, com maior resiliência e previsibilidade em crises.
Segundo a PwC, empresas que adicionaram renováveis em seu portfólio valorizaram mais no Brasil (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Ouvir a notícia:
Empresas de energia renovável no Brasil valorizam 25% mais que as fósseis até 2022
Ouvir a notícia
Empresas de energia renovável no Brasil valorizam 25% mais que as fósseis até 2022 - Empresas de energia renovável no Brasil valorizam 25% mais que as fósseis até 2022
As empresas de energia no Brasil apresentaram uma valorização de 20% entre 2018 e 2022, com destaque para as que investiram em energias renováveis, que cresceram 25%. O estudo “Industry Insights Energy & Utilities” da PwC analisou mais de 3 mil empresas, incluindo cerca de 150 no Brasil, nos setores de óleo e gás, energia, saneamento e distribuição.
O levantamento mostrou que as empresas de energias renováveis demonstraram maior resiliência e previsibilidade em tempos de crise. O sócio-líder da PwC Brasil, Adriano Correia, afirmou que um portfólio diversificado, que inclua petróleo, gás e renováveis, proporciona maior estabilidade e previsibilidade para os acionistas. A pesquisa abrangeu períodos de estresse econômico, como a pandemia de covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Valorização e Desempenho
As empresas focadas em energias renováveis apresentaram um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 19% maior em média em comparação às suas concorrentes que operam com fontes fósseis. Embora as empresas de fósseis tenham registrado um leve aumento de receita, de quase 1%, a valorização das renováveis foi mais expressiva. Correia destacou que, apesar do crescimento das receitas das empresas de óleo e gás, a pressão do mercado está se voltando para a transição energética.
O estudo da PwC indica que o interesse dos investidores por ativos de energias renováveis tem aumentado, refletindo um apetite significativo por investimentos nesse setor. A pesquisa sugere que a tendência de valorização das energias renováveis é um caminho sem volta, com uma expectativa de aumento da demanda que será atendida prioritariamente por projetos renováveis.
Perspectivas Futuras
A PwC prevê que, mesmo diante de incertezas internacionais, como tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, a valorização das energias renováveis continuará. A análise aponta que o futuro do setor energético no Brasil está cada vez mais ligado à transição para fontes sustentáveis, com um impacto positivo no valor total de mercado das empresas que adotam essa estratégia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.