14 de mai 2025
EUA e México buscam acelerar revisão do TMEC para impulsionar investimentos e economia
EUA e México buscam acelerar revisão do TMEC para reduzir incertezas e facilitar investimentos, enquanto tarifas sobre aço e alumínio são discutidas.
O secretário de Economia, Marcelo Ebrard, fala sobre aranceles em Cidade do México, no dia 3 de abril. (Foto: Henry Romero/REUTERS)
Ouvir a notícia:
EUA e México buscam acelerar revisão do TMEC para impulsionar investimentos e economia
Ouvir a notícia
EUA e México buscam acelerar revisão do TMEC para impulsionar investimentos e economia - EUA e México buscam acelerar revisão do TMEC para impulsionar investimentos e economia
O secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard, anunciou a intenção de acelerar a revisão do Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá (TMEC). A medida visa reduzir a incerteza no comércio e facilitar investimentos, especialmente em um cenário econômico desafiador. Ebrard destacou que a prioridade é concluir as negociações, inicialmente previstas para o próximo ano, para recuperar a estabilidade comercial e mitigar os impactos negativos na economia mexicana.
O Produto Interno Bruto (PIB) do México enfrenta um crescimento próximo de zero, em parte devido às ameaças de tarifas impostas pela administração Trump. Ebrard afirmou que quanto mais rápido a incerteza for reduzida, melhor será para os investidores e consumidores. Ele espera que as discussões sobre a revisão do TMEC comecem no segundo semestre de 2025, buscando um acordo que traga clareza e agilidade ao mercado.
Mudança de Tom nas Relações Comerciais
O secretário também comentou sobre a mudança no tom das conversas comerciais com os Estados Unidos, que se tornaram mais cordiais. Ebrard mencionou que viaja frequentemente a Washington para se reunir com o secretário de Comércio, Howard Lutnick, e acredita que essa dinâmica continuará. A urgência para revisar o tratado se deve ao estancamento nas intenções de investimento, que afeta setores fundamentais como construção e consumo.
Além disso, o México aguarda a implementação de um sistema para a redução de tarifas sobre aço e alumínio, atualmente em 25%. Essa expectativa foi expressa durante um evento da marca Hecho en México, que promove produtos locais, e que também premiou empresas como o fintech Stori e o banco digital Kapital.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.