BYD supera Tesla na Europa (Foto: Cyril Marcilhacy/Bloomberg)

BYD supera Tesla na Europa (Foto: Cyril Marcilhacy/Bloomberg)

Ouvir a notícia

BYD supera Tesla em vendas de veículos elétricos na Europa pela primeira vez - BYD supera Tesla em vendas de veículos elétricos na Europa pela primeira vez

0:000:00

A BYD superou a Tesla em vendas de veículos elétricos na Europa pela primeira vez em abril de 2025. A montadora chinesa registrou 7.231 novos veículos elétricos a bateria, um aumento de 169% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, a Tesla viu suas vendas caírem 49%.

Os dados são da consultoria Jato Dynamics, que destacou que a BYD se tornou uma das dez principais marcas de veículos elétricos na Europa. O analista Felipe Munoz afirmou que, embora a diferença nas vendas mensais seja pequena, as implicações são significativas. "Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu", disse Munoz.

Crescimento da BYD

A BYD também se destacou ao incluir veículos híbridos plug-in em suas vendas, resultando em um crescimento total de 359%. A montadora chinesa já ultrapassou marcas tradicionais como Fiat e Seat em países como a França. Este crescimento ocorre mesmo após a imposição de tarifas punitivas da União Europeia sobre veículos elétricos fabricados na China.

Apesar das tarifas, que variam de 7,8% para a Tesla a 17% para a BYD, a demanda por veículos elétricos na Europa continua a crescer. As vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in aumentaram 28% e 31%, respectivamente, enquanto as vendas de veículos com motor de combustão interna caíram.

Desafios para a Tesla

A Tesla, que liderou o mercado europeu de veículos elétricos por anos, enfrenta desafios significativos. A empresa viu suas ações caírem mais de 10% recentemente, em meio a protestos contra seu CEO, Elon Musk. A montadora, que vende apenas veículos totalmente elétricos, está perdendo espaço para concorrentes que diversificam suas ofertas.

A BYD, por sua vez, continua a expandir suas operações na Europa, com uma nova fábrica em Hungria prevista para iniciar a produção em breve. A empresa já vendeu quase o mesmo número de veículos elétricos que a Tesla em 2024, com 1,76 milhão de unidades contra 1,79 milhão da concorrente.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela