Economia

Uber busca ex-CEO para auxiliar na aquisição da unidade americana da Pony AI

Uber negocia aquisição da Pony AI com Travis Kalanick, que pode retomar a liderança da empresa de veículos autônomos. Ações disparam.

Travis Kalanick, ex-CEO da Uber (Foto: Zak Bennett/Bloomberg)

Travis Kalanick, ex-CEO da Uber (Foto: Zak Bennett/Bloomberg)

Ouvir a notícia

Uber busca ex-CEO para auxiliar na aquisição da unidade americana da Pony AI - Uber busca ex-CEO para auxiliar na aquisição da unidade americana da Pony AI

0:000:00

A Uber Technologies está em negociações com o ex-CEO Travis Kalanick para financiar a aquisição da Pony AI, uma empresa chinesa de veículos autônomos. As informações foram divulgadas pelo New York Times, que destacou que as ações de ambas as empresas dispararam durante as negociações desta quinta-feira.

Caso o acordo se concretize, Kalanick assumiria a liderança da Pony AI, enquanto continuaria à frente de sua atual empresa, a CloudKitchens. Os detalhes financeiros da transação ainda não foram revelados. As ações da Uber subiram até 3,8%, enquanto os recibos de ações da Pony AI negociados nos EUA aumentaram até 21% após a notícia.

Kalanick foi afastado da Uber em 2017 e deixou o conselho em 2019, encerrando seus vínculos com a empresa que cofundou. Desde então, a Uber tem buscado se reposicionar no mercado de veículos autônomos, formando parcerias em vez de desenvolver a tecnologia internamente. A empresa já firmou mais de uma dúzia de acordos com fabricantes de veículos autônomos e desenvolvedores de software.

Desafios e Oportunidades

Apesar das movimentações, investidores de Wall Street permanecem céticos quanto ao futuro da Uber, especialmente diante da concorrência crescente de serviços de robotáxi, como os oferecidos pela Waymo e pela Tesla. Em novembro, a Bloomberg News informou que a Uber estava em negociações para investir na oferta pública inicial (IPO) da Pony AI nos EUA, mas os valores finais ainda não foram divulgados.

A Pony AI, que tem sede na China, também opera nos EUA e na Europa, com a Toyota Motor como sua maior acionista, detendo quase 16% da empresa. A parceria entre Uber e Pony AI já resultou no lançamento de serviços comerciais de robotáxis fora dos EUA, começando pelo Oriente Médio.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela