28 de jun 2025

Investidores processam John Textor após rebaixamento do Lyon na liga francesa
Investidores pressionam John Textor por recompra de ações enquanto ele busca recursos para estabilizar financeiramente o Lyon.

John Textor tem tido diversas dores de cabeça na administração do Lyon (Foto: CLEMENT MAHOUDEAU / AFP)
Ouvir a notícia:
Investidores processam John Textor após rebaixamento do Lyon na liga francesa
Ouvir a notícia
Investidores processam John Textor após rebaixamento do Lyon na liga francesa - Investidores processam John Textor após rebaixamento do Lyon na liga francesa
O empresário John Textor, CEO da Eagle Football, enfrenta uma nova crise após a aquisição do Lyon em 2022. Três investidores que apoiaram a compra do clube francês ameaçaram Textor com uma ação judicial, exigindo a recompra de US$ 93 milhões em ações. A carta foi enviada na quarta-feira, com um prazo de uma semana para a resposta.
Textor, que também é proprietário da SAF do Botafogo, declarou que não deve nada aos investidores e que eles "não têm direito aos benefícios contratuais que reivindicam". Para contornar a situação financeira do Lyon, que foi rebaixado devido a problemas econômicos, o CEO anunciou a venda de suas ações do Crystal Palace e a abertura de capital da holding nos EUA.
Situação Financeira do Lyon
A aquisição do Lyon, realizada por quase 900 milhões de euros, foi a maior da história do futebol francês. Apesar de um desempenho razoável em campo, com o clube terminando a Ligue 1 em sexto lugar e garantindo uma vaga na Europa League, a situação financeira é preocupante. Em março, o Lyon reportou um prejuízo líquido de 117 milhões de euros no primeiro semestre do ano fiscal e uma dívida total de 445 milhões de euros.
Esses números alarmantes foram a base para o rebaixamento do clube, conforme decisão do DNCG, órgão regulador francês. Para tentar reverter a situação, Textor já vendeu ativos do Lyon, incluindo o estádio e o time feminino, além de ter negociado o jovem atacante Rayan Cherki com o Manchester City por cerca de 40 milhões de euros.
A pressão sobre Textor aumenta à medida que o Lyon precisa apresentar um plano sólido para melhorar sua saúde financeira e atender às exigências do DNCG.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.