Economia

Canadá suspende imposto sobre tecnologia dos EUA para facilitar negociações comerciais

Canadá revoga imposto sobre serviços digitais para retomar negociações comerciais com os EUA antes de 21 de julho.

Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do premier canadense, Mark Carney, antes de reunião de líderes do G7 (Foto: Ludovic MARIN / POOL / AFP)

Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do premier canadense, Mark Carney, antes de reunião de líderes do G7 (Foto: Ludovic MARIN / POOL / AFP)

Ouvir a notícia

Canadá suspende imposto sobre tecnologia dos EUA para facilitar negociações comerciais - Canadá suspende imposto sobre tecnologia dos EUA para facilitar negociações comerciais

0:000:00

O Canadá anunciou neste domingo a revogação do Imposto sobre Serviços Digitais (DST), que afetaria empresas de tecnologia dos Estados Unidos. A decisão visa retomar as negociações comerciais com Washington, que haviam sido interrompidas pelo presidente Donald Trump. O ministro das Finanças canadense, François-Philippe Champagne, afirmou que a revogação é um passo importante para um acordo comercial "abrangente e mutuamente benéfico".

O imposto, que entraria em vigor em 30 de junho, previa uma taxa de 3% sobre receitas de empresas como Amazon, Google e Meta. Trump havia classificado a medida como um "ataque flagrante" e ameaçado aumentar tarifas sobre produtos canadenses. A revogação do DST foi uma resposta direta a essas pressões, permitindo que as partes reiniciassem as discussões.

Champagne destacou que Trump e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, concordaram em retomar as negociações com o objetivo de finalizar um acordo até 21 de julho. A eliminação do imposto é vista como uma tentativa de estabilizar as relações comerciais, especialmente considerando que mais de 75% das exportações canadenses têm como destino os EUA.

A medida também é significativa, pois o imposto poderia ter gerado C$ 5,9 bilhões em cinco anos. A revogação ocorre em um contexto de crescente tensão comercial, com o Canadá buscando evitar represálias tarifárias. O governo canadense já havia sinalizado que preferia um acordo multilateral sobre a tributação digital, e a decisão de suspender o imposto pode facilitar um ambiente mais favorável para as negociações.

A expectativa é que a revogação do DST traga avanços nas discussões comerciais, beneficiando as economias de ambos os países. A Casa Branca ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão, mas analistas acreditam que a medida pode abrir caminho para um entendimento mais amplo entre Canadá e EUA.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela