04 de jul 2025
OpenAI critica ações da Robinhood e empresa se defende de acusações
Robinhood lança ações e ETFs tokenizados, mas enfrenta críticas por falta de regulamentação e direitos limitados aos investidores.

Bilionário anônimo: investidor movimenta US$ 8 bilhões em bitcoin pela 1ª vez em 14 anos (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
OpenAI critica ações da Robinhood e empresa se defende de acusações
Ouvir a notícia
OpenAI critica ações da Robinhood e empresa se defende de acusações - OpenAI critica ações da Robinhood e empresa se defende de acusações
A Robinhood, plataforma de investimentos, enfrenta críticas após anunciar o lançamento de mais de 200 ações e ETFs tokenizados. A polêmica gira em torno da suposta tokenização de ações da OpenAI, que negou qualquer parceria com a empresa. Após o anúncio, a OpenAI afirmou que não autorizou a movimentação de suas ações, levando o bilionário Elon Musk a classificar as ações da empresa como "falsas".
Em resposta às críticas, a Robinhood esclareceu que as ações tokenizadas não representam participações efetivas nas empresas. A plataforma explicou que os tokens são uma forma de dar exposição indireta a mercados privados, permitindo que investidores acessem empresas que não estão listadas em bolsas de valores. A Robinhood destacou que, ao comprar um token, o investidor não adquire direitos de voto ou posse da ação, mas sim contratos registrados em blockchain que refletem os preços das ações.
Atualmente, o produto está disponível apenas para investidores europeus, devido à falta de regulamentação nos Estados Unidos. Especialistas apontam que a proposta da Robinhood apresenta ambiguidade, já que é divulgada como uma ação tokenizada, mas não oferece os mesmos direitos que uma ação tradicional. Além da OpenAI, a Robinhood também anunciou a tokenização de ações da SpaceX, que, assim como a OpenAI, não possui ações negociadas em bolsas. Os tokens da SpaceX seguem a mesma lógica dos da OpenAI, não sendo representações efetivas de ações.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.