Economia

Kodak renasce com sucesso ao lançar nova linha de moda retrô na Coreia do Sul

A Kodak registra crescimento de 35% em licenciamento de marca e abre 123 lojas de moda na Coreia do Sul, ampliando sua presença no mercado.

Pessoas caminham em frente à loja da Kodak em Seul, capital da Coreia do Sul (Foto: WOOHAE CHO - 29.mai.25/NYT)

Pessoas caminham em frente à loja da Kodak em Seul, capital da Coreia do Sul (Foto: WOOHAE CHO - 29.mai.25/NYT)

Ouvir a notícia

Kodak renasce com sucesso ao lançar nova linha de moda retrô na Coreia do Sul - Kodak renasce com sucesso ao lançar nova linha de moda retrô na Coreia do Sul

0:000:00

A Kodak, tradicional gigante da fotografia, está se reinventando na Coreia do Sul, onde se tornou uma marca de moda. Com 123 lojas de roupas, a empresa registrou um aumento de 35% na receita de licenciamento de marca, totalizando US$ 20 milhões em 2024.

Localizada em Seongsu-dong, um bairro hipster de Seul, a Kodak Corner Shop atrai consumidores com produtos que vão de camisetas a mochilas, todos adornados com o icônico logotipo da marca. "Compartilhe Momentos. Compartilhe a Vida", um slogan nostálgico da Kodak, é um dos destaques da loja, que reflete a conexão emocional que a marca ainda mantém com os consumidores.

A Kodak, que enfrentou dificuldades após a transição para a fotografia digital e entrou com pedido de falência em 2012, agora busca diversificar sua atuação. A maior parte de sua receita atual provém de impressão comercial e materiais para a indústria cinematográfica. A empresa possui 44 licenciados de marca, que produzem itens variados, desde roupas até equipamentos audiovisuais.

Expansão e Nostalgia

A linha Kodak Apparel é gerida pela sul-coreana Hilight Brands, que também detém licenças de outras marcas. A popularidade da Kodak na Coreia do Sul coincide com o ressurgimento da fotografia em filme e a tendência "newtro", que mistura elementos contemporâneos com nostalgia.

Recentemente, a Kodak firmou parcerias com empresas como a Mattel e a marca de streetwear HUF, ampliando sua presença no mercado. A empresa está explorando novas oportunidades em setores como jogos eletrônicos e saúde, buscando se manter relevante em um mercado em constante evolução.

Embora a Kodak tenha perdido grande parte de sua força em Rochester, sua cidade natal, a marca continua a ser um símbolo de nostalgia. Eric Kunsman, fotógrafo de Rochester, expressou orgulho ao ver jovens usando roupas da Kodak em Los Angeles, lembrando os dias de glória da empresa. A Kodak, mesmo após desafios, está se reafirmando como uma marca que transcende a fotografia, conectando-se com novas gerações.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela