08 de jul 2025
Casa Branca admite aumento de tarifas, mas alerta para possibilidade de meteoro
Stephen Miran afirma que tarifas de Trump não geraram aumento de preços e que inflação geral permanece sob controle, segundo relatório.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Casa Branca admite aumento de tarifas, mas alerta para possibilidade de meteoro
Ouvir a notícia
Casa Branca admite aumento de tarifas, mas alerta para possibilidade de meteoro - Casa Branca admite aumento de tarifas, mas alerta para possibilidade de meteoro
Stephen Miran, conselheiro econômico da Casa Branca, afirmou que as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump não têm mostrado evidências de causarem aumento de preços. Em entrevista ao programa "Squawk Box" da CNBC, Miran comparou a possibilidade de aumento de preços devido às tarifas a um meteorito atingindo a Terra, afirmando que "eventos raros acontecem".
Miran destacou que, apesar das preocupações sobre inflação, um novo relatório do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca revelou que os preços de bens importados caíram entre dezembro do ano passado e maio. Ele observou que, embora alguns produtos individuais tenham visto aumentos de preços, a inflação geral não se materializou como muitos temiam.
O conselheiro também mencionou que a implementação das tarifas mais severas foi adiada várias vezes, o que pode ter contribuído para a ausência de um impacto imediato nos preços. Além disso, muitos negócios realizaram estoques antes da aplicação das tarifas, o que pode ter amortecido os efeitos esperados.
Miran foi questionado sobre a expectativa da Casa Branca em relação a um possível aumento de preços no futuro. Ele respondeu que, embora a possibilidade exista, a evidência de tal aumento ainda não se manifestou. O relatório analisou dois índices de inflação, o Índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal (PCE) e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), e concluiu que os preços de componentes importados diminuíram, enquanto os preços gerais permaneceram estáveis ou aumentaram levemente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.