16 de mai 2025
Prazo para entrega do Imposto de Renda 2025 se encerra em 30 de maio e gera alerta
Faltam 15 dias para o prazo do Imposto de Renda 2025. Restituições priorizam quem usa declaração pré preenchida e Pix.
Imposto de Renda 2025 - IR 2025 (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Prazo para entrega do Imposto de Renda 2025 se encerra em 30 de maio e gera alerta
Ouvir a notícia
Prazo para entrega do Imposto de Renda 2025 se encerra em 30 de maio e gera alerta - Prazo para entrega do Imposto de Renda 2025 se encerra em 30 de maio e gera alerta
Faltando menos de duas semanas para o término do prazo de entrega do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal já recebeu mais de 25 milhões de declarações, o que representa 54% do total esperado. O prazo final para o envio das declarações é 30 de maio, às 23h59. A Receita estima que 21,3 milhões de contribuintes ainda não enviaram seus documentos.
A declaração deste ano é referente ao ano-base de 2024. Os contribuintes devem informar rendimentos, despesas dedutíveis e comprovantes de patrimônio. A Receita Federal espera receber um total de 46,2 milhões de declarações até o fim do prazo. Até a última quinta-feira, foram registradas 24,8 milhões de documentos, sendo 23,1 milhões originais e 1,7 milhão retificações.
Mudanças nas Restituições
Uma novidade importante é a alteração nas prioridades de restituição. Agora, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolher receber via Pix terá prioridade na fila de restituição. Essa mudança visa incentivar o uso da declaração pré-preenchida, que já está disponível para contribuintes com conta Gov.br nos níveis prata ou ouro.
A restituição do Imposto de Renda será paga em cinco lotes, com o primeiro pagamento ocorrendo no dia 30 de maio, mesmo dia do encerramento do prazo de entrega. A Receita Federal também informa que, para quem já entregou a declaração, a consulta sobre a restituição estará disponível uma semana antes da data de pagamento.
Uso do Aplicativo
O aplicativo Meu Imposto de Renda foi centralizado na plataforma da Receita Federal, substituindo o antigo Programa Gerador de Declaração (PGD). O novo sistema permite que os contribuintes façam a declaração de forma mais prática, mas ainda não está totalmente funcional para quem possui renda variável. A Receita recomenda que os contribuintes revisem todos os dados antes de enviar a declaração para evitar problemas com a malha fina.
Os contribuintes devem estar atentos às deduções permitidas, especialmente com gastos de saúde, que não têm limite para dedução, mas podem levar a erros comuns, como informar despesas de dependentes não declarados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.