30 de abr 2025
Rio Grande do Sul registra mais de um milhão de turistas estrangeiros no primeiro trimestre
Rio Grande do Sul registra 1 milhão de turistas estrangeiros no primeiro trimestre de 2023, superando a retração de 2024 e destacando a recuperação do setor.
Serra Gaúcha é um dos polos turísticos do estado: noventa e cinco por cento dos estrangeiros chegaram ao território gaúcho de carro (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Rio Grande do Sul registra mais de um milhão de turistas estrangeiros no primeiro trimestre
Ouvir a notícia
Rio Grande do Sul registra mais de um milhão de turistas estrangeiros no primeiro trimestre - Rio Grande do Sul registra mais de um milhão de turistas estrangeiros no primeiro trimestre
O Rio Grande do Sul registrou mais de um milhão de turistas estrangeiros entre janeiro e março de 2023, um aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados da Embratur mostram que o estado recebeu 1.034.250 visitantes, comparado a 561.520 em 2022. Este crescimento é especialmente notável após a retração de 14,3% no setor em 2024, causada por enchentes que afetaram 478 municípios e fecharam o aeroporto Salgado Filho por cinco meses.
Os turistas argentinos foram os mais numerosos, representando 87,7% do total, com 906.855 chegadas. Este é o maior número desde o início da série histórica em 2018. O fluxo de argentinos mais que dobrou em relação ao primeiro trimestre de 2022, quando 419.491 argentinos visitaram o estado. Além dos argentinos, o estado recebeu 108.592 uruguaios, 4.537 paraguaios, 2.978 chilenos e 1.879 americanos.
Acesso e Investimentos
A análise da Embratur revela que 95% dos turistas acessaram o estado por via terrestre, com a via fluvial em segundo lugar, contabilizando 43 mil chegadas. O acesso aéreo ficou em terceiro, com apenas seis mil turistas. O secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, atribui a recuperação do setor a um investimento de R$ 30 milhões em campanhas de divulgação.
Santini afirmou que o estado continuará a investir na qualificação do setor e na estruturação de rotas turísticas. Ele destacou a importância do turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social, com o objetivo de consolidar o Rio Grande do Sul como uma referência no turismo brasileiro e internacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.