27 de fev 2025
Carnaval 2025 traz desfiles em três noites e novidades na Sapucaí
Em 2025, desfiles do Grupo Especial ocorrerão em três noites, com quatro escolas por dia. Cada apresentação terá entre 70 e 80 minutos, aumentando o tempo de desfile. Roda de samba após os desfiles promete animar a Sapucaí até as 6h da manhã. Novas regras para jurados exigem notas ao final de cada noite, aumentando a transparência. Enredos abordam resistência e identidade, refletindo temas sociais relevantes.
Operários trabalham nos últimos retoques para a maratona de desfiles na Marquês de Sapucaí, que recebe escolas da Série Ouro amanhã e sábado, e da elite do carnaval no domingo, na segunda e na terça-feira. (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Carnaval 2025 traz desfiles em três noites e novidades na Sapucaí
Ouvir a notícia
Carnaval 2025 traz desfiles em três noites e novidades na Sapucaí - Carnaval 2025 traz desfiles em três noites e novidades na Sapucaí
O carnaval carioca de 2024 promete ser um espetáculo repleto de novidades e mudanças significativas. A partir de amanhã, a Passarela do Samba receberá as apresentações da Série Ouro e do Grupo Especial, que, pela primeira vez, desfilam em três noites, de domingo a terça-feira, com início às 22h. Cada escola terá entre 70 e 80 minutos para suas apresentações, um acréscimo de dez minutos em relação ao ano anterior. O tradicional “esquenta” das escolas também foi ampliado, passando de cinco para dez minutos, com contagem regressiva visível na Avenida.
Outra alteração importante é a nova configuração das cabines de jurados, que agora são individuais e distribuídas nos setores 3, 6, 9 e 10, resultando em quatro paradas durante os desfiles. Os jurados do Grupo Especial deverão entregar suas notas ao final de cada noite, ao invés de após a última apresentação. Na Série Ouro, escolas como Império Serrano e Unidos da Ponte não serão julgadas devido a um incêndio que danificou suas fantasias. Além disso, um novo aplicativo, o Rio Carnaval, servirá como guia para os foliões, oferecendo informações sobre as escolas e um mapa do Sambódromo.
Os foliões poderão levar copos térmicos ou garrafas plásticas de 500ml, além de alimentos lacrados, mas não serão permitidos objetos cortantes, latas ou guarda-chuvas. As estruturas do Sambódromo estão sendo finalizadas, com a pintura das grades e a instalação de uma passarela retrátil entre o Setor 1 e o primeiro recuo de bateria. Caixas pretas instaladas nas arquibancadas geraram especulações, mas a Liesa não confirmou seu uso. A iluminação da Avenida contará com 570 refletores, garantindo um espetáculo visual à altura do carnaval carioca.
As escolas do Grupo Especial, que se apresentarão entre os dias 2 e 4 de fevereiro, trarão enredos que refletem a cultura e a resistência do povo negro. A Unidos de Padre Miguel homenageará o primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, enquanto a Imperatriz Leopoldinense contará a saga de Oxalá. A Viradouro abordará a história de Malunguinho, líder do Quilombo do Catucá, e a Mangueira apresentará uma narrativa social conectando passado e presente. O carnaval deste ano promete ser um marco, com um mix de tradição e inovação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.