06 de mai 2025
Marcelo Rubens Paiva e Juliana Dal Piva discutem justiça e memória no CCBB Rio
Marcelo Rubens Paiva e Juliana Dal Piva discutem literatura e justiça no Clube de Leitura do CCBB, no Rio, dia 14, às 17h30.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de 'Ainda estou aqui' (Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Marcelo Rubens Paiva e Juliana Dal Piva discutem justiça e memória no CCBB Rio
Ouvir a notícia
Marcelo Rubens Paiva e Juliana Dal Piva discutem justiça e memória no CCBB Rio - Marcelo Rubens Paiva e Juliana Dal Piva discutem justiça e memória no CCBB Rio
Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda estou aqui”, participará do Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira, 14, às 17h30. O evento contará também com a presença da jornalista Juliana Dal Piva, autora de “Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva”. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis a partir das 9h do dia do evento, tanto na bilheteira do CCBB quanto online.
O livro de Paiva, lançado em 2015, relata a busca de sua mãe, Eunice Paiva, por justiça após o desaparecimento de seu pai, Rubens Paiva, durante a ditadura militar, em janeiro de 1971. A obra inspirou um filme dirigido por Walter Salles, que conquistou o Oscar de melhor filme internacional. Por sua vez, “Crime sem castigo” aborda as investigações do caso e a vigilância da ditadura sobre aqueles que buscavam esclarecimentos.
Dal Piva destaca a importância de se colocar no lugar da família Paiva, afirmando que “é impossível não se colocar no lugar da família Paiva e imaginar o que é ter a vida transformada pela perda de um familiar em meio a uma violenta ditadura”. A conversa será mediada pelo escritor Ramon Nunes Mello e pela curadora do Clube de Leitura, Suzana Vargas.
Diálogos entre Literatura e Outras Artes
Este ano, o Clube de Leitura do CCBB foca na intersecção entre literatura e outras formas de arte, como teatro e cinema. O evento já contou com a participação de personalidades como o cantor Ney Matogrosso e terá, nos próximos meses, convidados como o músico José Miguel Wisnik e o escritor indígena Daniel Munduruku. Os encontros são gravados e disponibilizados no canal do Banco do Brasil no YouTube.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.