02 de jul 2025

Cinco novas exposições chegam aos museus de São Paulo neste mês para visitar
Novas exposições no MAC USP e na Pinacoteca de São Paulo destacam obras de artistas como Ana Amorim e Flávio Império, atraindo visitantes.

Projeto 183, de Ana Amorim, em exposição no MAC USP (Foto: Juan Barajas/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Cinco novas exposições chegam aos museus de São Paulo neste mês para visitar
Ouvir a notícia
Cinco novas exposições chegam aos museus de São Paulo neste mês para visitar - Cinco novas exposições chegam aos museus de São Paulo neste mês para visitar
Entre os dias 4 e 10 de julho, os museus de São Paulo apresentam novas exposições que prometem atrair visitantes e destacar a diversidade artística. O MAC USP e a Pinacoteca de São Paulo são os principais locais com inaugurações de mostras relevantes.
No MAC USP, a artista Ana Amorim traz a exposição Mapas Mentais, que reúne 70 obras. As peças, de grandes dimensões, foram criadas a partir de registros diários ao longo de um ano, utilizando mapas para documentar seus movimentos pessoais. Amorim, com formação em matemática e artes, prioriza questões éticas em sua prática. A mostra ficará em cartaz de 5 de julho a 5 de outubro, com entrada gratuita.
Exposições na Pinacoteca
Na Pinacoteca de São Paulo, duas exposições se destacam. A primeira é de Flávio Império, intitulada Tens a Vontade e Ela é Livre, que apresenta mais de 300 obras do artista, reconhecido como precursor da cenografia no Brasil. A mostra abrange sua produção entre 1960 e 1985 e é dividida em três núcleos, incluindo sátiras da ditadura militar e reflexões sobre suas viagens pelo interior do Brasil. A entrada custa R$ 30, mas é gratuita aos sábados e no segundo domingo do mês.
Outra atração na Pinacoteca é a exposição de Neide Sá, chamada Vida, Doce Mistério, que abrange sua produção de 1960 a 2000. A mostra conta com 97 obras, incluindo interações e um dispositivo de leitura inovador. Sá, que também atuou como arte-educadora, foi responsável por publicações da vanguarda, como a revista Ponto 1.
Outras Atrações
Além dessas exposições, a Japan House São Paulo apresenta Anatomia Pré-Fabricada: Um Morar no Japão, que explora inovações em construções pré-fabricadas. A mostra inclui um modelo em tamanho real e maquetes, promovendo reflexões sobre adaptações para o Brasil. A entrada é gratuita e a exposição está aberta ao público durante a semana.
Essas iniciativas reafirmam São Paulo como um importante centro cultural, promovendo a arte e a reflexão sobre questões contemporâneas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.