03 de jul 2025

Museu de Santa Catarina exibe o maior crânio de réptil pré-histórico da América Latina
Museu Oceanográfico Univali exibe crânio de mosassauro de 120 centímetros, destacando sua importância na história dos predadores marinhos.

Exemplar de mosassauro, répteis marinhos pré-históricos que eram os grandes predadores dos oceanos no período Cretáceo (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Museu de Santa Catarina exibe o maior crânio de réptil pré-histórico da América Latina
Ouvir a notícia
Museu de Santa Catarina exibe o maior crânio de réptil pré-histórico da América Latina - Museu de Santa Catarina exibe o maior crânio de réptil pré-histórico da América Latina
Nesta sexta-feira (4), o Museu Oceanográfico Univali fará a apresentação do maior crânio de mosassauro já exposto na América Latina. O exemplar, da espécie Thalassotitan atrox, foi encontrado no Marrocos e possui 120 centímetros, incluindo crânio, mandíbula e dentes.
Os mosassauros foram predadores marinhos que dominaram os oceanos no final do período Cretáceo, há cerca de 70 milhões de anos. O crânio foi descoberto em uma mina de cal em Oued Zem, durante uma expedição realizada pelo museu em parceria com o Instituto Cultural Soto e o Grupo Oceanic, em janeiro do ano passado.
Exposição e Importância
Jules Soto, curador-geral e diretor do Museu Oceanográfico Univali, destacou a relevância da peça. O mosassauro é um dos maiores predadores marinhos da história da Terra, e a exposição permitirá que os catarinenses vejam de perto esse fóssil impressionante. A apresentação oficial ocorrerá das 10h às 11h no auditório do museu, localizado em Balneário Piçarras.
Após a apresentação, o crânio será transferido para o parque Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú, onde ficará em exibição. Este evento coincide com a estreia do filme “Jurassic World: Recomeço”, que também retrata esses fascinantes répteis marinhos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.