06 de fev 2025
Descoberta pintura original de Modigliani em loja de antiguidades na França
Paolo Guzzini autenticou um retrato de Amedeo Modigliani, adquirido há 15 anos. O selo distintivo na obra levou à investigação sobre sua origem em Paris. A pintura foi incluída no arquivo de Modigliani em Roma, destacando sua importância. Obras de arte valiosas têm sido descobertas em brechós, como a de William H. Dorsey. Nem todos os achados são autênticos; um caso de suposto Van Gogh foi contestado.
Amedeo Modigliani em seu estúdio, anos 1910. (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Descoberta pintura original de Modigliani em loja de antiguidades na França
Ouvir a notícia
Descoberta pintura original de Modigliani em loja de antiguidades na França - Descoberta pintura original de Modigliani em loja de antiguidades na França
Um colecionador italiano, Paolo Guzzini, se tornou proprietário de um retrato original de Amedeo Modigliani, adquirido há cerca de quinze anos de um vendedor particular. O quadro, pintado em Paris em 1906, foi recentemente autenticado e incluído no arquivo de Modigliani em Roma. A descoberta ocorreu após Guzzini investigar um selo distinto na parte de trás da obra, incentivado pelo crítico Alberto Mazzacchera.
A investigação revelou que o selo pertencia a uma loja onde artistas do início do século compravam materiais em Montmartre. Consultando a Fondazione Amedeo Modigliani, análises científicas confirmaram características típicas do período parisiense inicial de Modigliani, como o uso de tinta branca barata. O retrato é acreditado como sendo de Mario Cavalieri, amigo do artista. Guzzini destacou que o valor da obra vai além do preço de mercado, ressaltando sua importância histórica.
Em novembro de 2023, uma obra semelhante de Modigliani foi vendida na Sotheby’s Paris por mais de $403.000. Casos de descobertas valiosas em brechós também foram registrados, como uma aquarela de William H. Dorsey comprada por $10, agora exposta na Historical Society of Pennsylvania, e uma pintura de N. C. Wyeth adquirida por $4, avaliada em até $250.000.
Entretanto, nem todos os compradores de antiguidades têm sucesso. Um homem em Minnesota acreditou ter encontrado uma pintura de Vincent van Gogh por $50 em uma venda de garagem. A obra foi comprada pela LMI Group International, que a considerou original, mas o Museu Van Gogh em Amsterdã não conseguiu atribuí-la ao artista, deixando a empresa "perplexa".
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.