18 de fev 2025
Mark Hoppus leiloa pintura de Banksy avaliada em £5 milhões em Londres
A pintura "Crude Oil (Vettriano)" de Banksy será leiloada em Londres. Estima se que a obra alcance £5 milhões, com parte destinada a caridade. Mark Hoppus, co fundador da blink 182, comprou a pintura em 2011. Os lucros ajudarão vítimas dos incêndios na Califórnia e instituições médicas. A obra reflete a conexão entre arte de rua e cultura punk, segundo Sotheby’s.
"'Eu amo a arte do Banksy. A subversão, o humor, a inteligência, o f**k you', disse Mark Hoppus. (Foto: Sotheby's)"
Ouvir a notícia:
Mark Hoppus leiloa pintura de Banksy avaliada em £5 milhões em Londres
Ouvir a notícia
Mark Hoppus leiloa pintura de Banksy avaliada em £5 milhões em Londres - Mark Hoppus leiloa pintura de Banksy avaliada em £5 milhões em Londres
Uma pintura rara e feita à mão de Banksy, pertencente ao cofundador e baixista da banda blink-182, Mark Hoppus, será leiloada na Sotheby’s em Londres no dia 4 de março. A obra, intitulada Crude Oil (Vettriano), possui uma estimativa alta de £5 milhões e será a peça principal da venda noturna de arte moderna e contemporânea. Hoppus, que conquistou três álbuns número um com a banda, destinará parte dos recursos arrecadados para a California Fire Foundation e duas instituições médicas de Los Angeles, em resposta aos devastadores incêndios florestais. As instituições beneficiadas são o Children’s Hospital Los Angeles e seu Child Life Program, além do Cedars Sinai Haematology Oncology Research.
Hoppus e sua esposa, Skye, adquiriram Crude Oil (Vettriano) em 2011. “Amamos esta pintura desde o momento em que a vimos”, afirmou Hoppus. Ele descreveu a obra como “inconfundivelmente Banksy, mas diferente”, ressaltando sua importância para a família ao longo dos anos. A pintura esteve exposta em locais significativos, como a mesa onde tomavam café da manhã em Londres e na sala de estar em Los Angeles, testemunhando momentos de alegria e tristeza.
A obra Crude Oil (Vettriano) foi apresentada na primeira exposição convencional de Banksy em 2005, em Notting Hill, chamada “Crude Oils: A Gallery of Re-mixed Masterpieces, Vandalism, and Vermin”. A peça é uma reinterpretação da pintura de 1992 do artista escocês Jack Vettriano, The Singing Butler. Na mesma exposição, a obra foi exibida ao lado de uma versão murcha dos Girassóis de Vincent van Gogh, uma adaptação de Nighthawks de Edward Hopper e uma crítica à famosa água-lírio de Claude Monet em Giverny.
Oliver Barker, presidente da Sotheby’s Europa, destacou que esta não é apenas uma obra icônica de Banksy, mas uma que foi valorizada por Hoppus por seu espírito rebelde e expressão crua, elementos que também moldaram o mundo do músico. Barker comparou a arte de rua e o punk rock, afirmando que ambos compartilham um vocabulário que fala aos marginalizados e rebeldes, ressaltando suas origens nas margens da sociedade. A venda noturna da Sotheby’s também contará com obras de artistas renomados como Pablo Picasso, Yoshimoto Nara, Anthony Gormley e Roy Lichtenstein.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.